quarta-feira, 6 de julho de 2016

THE NICE - Pop Progressive Peace Concert - 1970



Tenho esse registro como um de meus xodós, esse disco foi uma das primeiras postagens do PRV no fim de 2007 e foi um dos mais baixados antes do Google (DMCA) deletar tudo sem prévio aviso. 
Aos pouquinhos vou resgatando velhas postagens que ficaram para trás mas que ainda são novidades em se tratando do novo domínio.

Antes de começar a falar sobre esse disco, já vou avisando aos mais exigentes que este possui qualidade abaixo dos padrões mínimos estipulados por mim mas que não poderia deixar de compartilhar justamente por se tratar de um registro extremamente raro. 


O audio encontra-se baixo e um pouco abafado mas ainda sim dá pra se escutar numa boa, afinal  não é todo dia que se encontra algum disco ao vivo do Nice por aí.

Esse trio formado e liderado pelo mestre dos teclados, Keith Emerson foi uma das bandas percursoras de todo o movimento progressivo no fim da década de 60 e teve seu início quando Emerson,  Lee Jackson e David O'List faziam parte da banda de apoio da até então cantora de soul P.P Arnold que, após algumas apresentações com Arnold, a banda ganhou uma reputação própria tornando-se assim o que conhecemos pelo The Nice


Há quem diga que o Nice foi a primeira banda de progressivo a lançar um disco em 1967 chamado The Thoughts of Emerlist Davjack, que por sinal é excelente. As influências clássicas de Emerson misturadas as batidas jazzy proporcionaram um toque muito especial tanto ao disco quanto a banda em si.


A título de curiosidade, P.P Arnold tornou-se mundialmente conhecida por fazer parte das excêntricas backing vocals do Pink Floyd durante os anos 90 e participou das gravações do álbum Amused To Death (1992) de Roger Waters.
Recentemente, Arnold excursionou como convidada de uma banda cover de Floyd argentina pela América do Sul, juntamente com Guy Pratt baixista dos anos 90 que até hoje é o escudeiro fiel de David Gilmour. Essa apresentação passou por aqui há dois anos atrás e posso dizer que foi um tanto interessante.

Voltando...

Esse raro bootleg foi gravado em 30 de Maio de 1970 em Berlin durante um festival que contava com bandas como Deep Purple, The Spencer Davis Group (excelente), Wonderland, dentre outros. 
Aqui encontramos faixas dos discos "Ars Longa Vita Brevis" (1968), "The Nice" (1969) e "Elegy", lançado no ano seguinte a esse apresentação.
Toda a beleza desse registro encontra-se na última faixa que nada mais é que uma jam regada a fantásticas improvisações entre o Nice e os músicos do Deep Purple, Ritchie Blackmore e Ian Gillan. É isso mesmo! Muito foda!!!!

Apesar da péssima qualidade, vale a pena ter um disco desse porte nem que seja pra empoeirar na prateleira!




TRACKS:

1.  Intermezzo From 'Karelia Suite'
2.  Hang On To A Dream
3.  'Country Pie a la Bach' aka Country Pie/Brandenburg Concerto No.6
4.  My Back Pages
5.  Rondo
6.  Unknown Jam: 'Bye Bye Baby' with Ritchie Blackmore and Ian Gillan (uncredited)



YANDEX

Um comentário: