domingo, 3 de julho de 2016

[DIVULGAÇÃO] CENA CARIOCA DE MÚSICA PROGRESSIVA - EDIÇÃO II - BANDAS CHRONUS, SYNTAGMA e CARAVELA ESCARLATE - SÁBADO 09 de JULHO



O Progrockvintage divulga mais um evento produzido pela promissora Cena Carioca de Música Progressiva, agora em sua segunda edição com a participação das bandas Chronus, Syntagma e Caravela Escarlate.

Assim como a edição anterior, o festival ocorrerá no Espaço Marun, localizado no simpático bairro da Glória no Rio de Janeiro, local bastante elogiado em termos de boas acomodações e qualidade de som, não só pelo público presente mas também pelas bandas que tocaram por lá em Abril desse ano. Foi um evento muito elogiado por quem viu e participou, levando a casa a sua lotação máxima e com a certeza de que público não falta para quem aprecia esse gênero musical tão encantador e extremamente viciante.

Agradeço aos cariocas por nos proporcionar trabalhos autorais de extrema qualidade em termos de arranjos e produções independentes mais que impecáveis. A grande maioria dessas bandas têm seus trabalhos lançados em países da Europa, com repercussão de destaque entre seus ouvintes. Por aqui não é diferente, tive acesso a diversos materiais de muita qualidade que estão sendo lançados nesse ano durante alguns festivais pelo Rio.

No próximo sábado teremos então mais alguns lançamentos de discos vindos de bandas autorais que compõem esse brilhante projeto, batizado como Cena Carioca de Música Progressiva e que ainda promete lançar nomes de grande talento no decorrer dos anos.
Espero que esse seja um projeto que perdure por muitos anos e que nos proporcione grandes eventos não só na cidade do Rio como em outros cantos do Brasil.


FOTO: FERNANDA DAGUERRE



Chronus, lançando seu EP Subitamente contendo três belas faixas sendo, a que leva o nome do primeiro trabalho, é considerada por mim, a mais bela de todas.

Banda criada ainda nos anos 90, que voltou a se reunir no ano passado e agora lança uma pequena amostra do que será o seu primeiro registro oficial.

Intitulado por Escassez, é um trabalho conceitual com lindas instrumentações voltadas para um progressivo mais pegado, com grande presença dos teclados de Luciano Siqueira e guitarra de Marcelo Daguerre, acompanhados pelo competente e técnico baixista Rui Bezerra e o baterista Hugo Freitas, conduzindo a banda com maestria.

Tive o privilégio de receber esse EP enviado pelo Luciano e fiquei muito satisfeita com o capricho e nítida dedicação de seus componentes com a produção do trabalho em questão, restando agora, esperar pelo lançamento oficial do Escassez que possui previsão  ainda para o ano de 2016. Saiba mais aqui



Deixo abaixo a execução na íntegra das três faixas que compõem o EP da banda Chronus:






FOTO ACERVO SYNTAGMA
O surpreendente trabalho da banda Syntagma, ganhou bastante admiração de minha parte quando os ouvi pela primeira vez bem no começo dessa década. Sou grande fã do progressivo como um todo e acabei me deparando com essa banda muito por acaso, em uma dessas minhas andanças a procura de música de qualidade. O que me empolgou ainda mais foi a influência dos músicos para o que conhecemos como progressivo alemão e suas obscuras vertentes. O Syntagma destaca influências de bandas importantes como Triumvirat e Novalis, passando pela extrema qualidade do fusion criado pelos ingleses do Crimson. É uma mistura de vertentes onde o experimentalismo se faz muito presente.

Power trio formado em 2009 pelos músicos Ricardo Petrone no baixo, Lyndon Storch nos sintetizadores e guitarras de 6 e 12 cordas e Elias Pereira na bateria e percussão eletrônica. Somente pelo aparato instrumental da banda, tem-se uma noção do que será o show do próximo sábado. 

Infelizmente, lançaram apenas um porém, excelente disco intitulado por Apophenia no ano de 2011. Confira abaixo:

 





FOTO DE PATRÍCIA SOTER



Caravela Escarlate é uma velha conhecida dos cariocas, liderada e criada pelo incansável multi-instrumentista David Paiva no início dos anos 90, teve diversas formações tocando por alguns festivais no Rio. 
Após diversos ajustes em seus projetos, David convida o talentoso tecladista Ronaldo Rodrigues para uma parceria e uma nova roupagem a essa brilhante banda, deixando de ser um power trio e agora contando com um duo de variados instrumentos de corda, entrelaçados aos teclados e sintetizadores. 
ARTE DE FÁBIO GRACIA

Eis aqui um dos projetos autorais mais arrojados e interessantes aos quais tive conhecimento ao longo dos anos em se tratando de Brasil. Ambos os músicos, possuem uma formação musical que ultrapassa o limite da criatividade, criando atmosferas que dispensam o uso de instrumentos percussão, dando ainda mais qualidade a esse promissor projeto. 

Mesmo com mais de vinte anos de existência, a banda não chegou a lançar nenhum registro oficial mas, eis que no próximo sábado está previsto o lançamento de seu primeiro EP. 

Sabe-se que a banda possui um disco gravado e espero muito ter acesso a esse material físico em breve, para que o público de outras localidades possam conhecer mais detalhadamente sobre esse interessante projeto.

Como prévia, disponibilizo a faixa de divulgação, Metamorfose que, certamente estará presente no repertório do próximo show:




  O FESTIVAL TERÁ INÍCIO ÁS 20:30hrs DO PRÓXIMO SÁBADO, 09/07, NO ESPAÇO MARUM, SITUADO Á RUA DO CATETE 124 NO BAIRRO GLÓRIA. 
OS INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS NA BILHETERIA DO LOCAL APENAS NO DIA DO EVENTO, COM PREÇO ÚNICO DE R$ 25,00.




Nenhum comentário:

Postar um comentário