domingo, 22 de fevereiro de 2026

DROSSELBART - Drosselbart - 1970

(Publicado originalmente em setembro de 2013. Atualizado em fevereiro de 2026)

Talvez este seja um dos discos mais injustiçados de toda a Alemanha. Seus músicos eram totalmente desconhecidos e a proposta criada pela banda não agradou à maioria dos ouvintes. Penso de forma diferente, pois considero o álbum bastante cativante, com harmonias variadas que transitam pelo experimentalismo do Krautrock, mesclado ao Heavy Prog e a um leve toque de Folk.

Os belos e imponentes vocais são executados na língua nativa pelo guitarrista Peter Randt, acompanhado da bela voz de Jemima, que confere um toque feminino fundamental, com nítida influência da música erudita. A segunda faixa, que leva o nome da banda, é certamente um dos grandes destaques de todo o disco. Nota-se também algumas passagens tímidas de órgão de igreja, que adicionam um caráter religioso a determinadas faixas, remetendo a cânticos da religião católica de séculos passados.

A banda contava com duas guitarras fortes que se entrelaçavam a um Hammond agressivo, gerando um certo caos quando se encontravam com as vozes do duo de vocalistas. Trata-se de um disco obscuro, típico do cenário alemão do início dos anos 70 e, mais uma vez, de difícil digestão em um primeiro contato.

Certamente não está entre os melhores do gênero, mas algumas canções revelam sentimentos impressionantemente envolventes dentro de uma estética musical bastante agradável.

Seu único registro oficial foi lançado originalmente em 1970 pelo selo Polydor e relançado em CD pela gravadora alemã Long Hair em 2004. Existem ainda dois raros registros lançados em formato de EP entre os anos de 1970 e 1971, também pela Polydor. Cada EP contém duas faixas, e não se sabe ao certo se ainda se encontram disponíveis em catálogo.


TRACKS:

1. Inferno - Drosselbart

2. Jemima

3. Liebe ist nur ein Wort

4. Du bist der eine Weg

5. Engel des Todes

6. Böse Buben

7. Vater unser

8. Folg mir

9. Montag

10. Nach einer langen Nacht

11. Der Sommer (Inclusive Der Sturm)

Bonus tracks:

12. An einem Tag im August

13. O'Driscoll


MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário