sexta-feira, 4 de maio de 2018

FRIPP and ENO - Paris - 1975


Primeiramente, gostaria de agradecer ao Maurício Castro administrador do excelente blog Think Floyd que, gentilmente, me cedeu de seu acervo pessoal esse lindo registro há alguns anos atrás.

Robert Fripp e Brian Eno se conheceram em 1972 durante as gravações do álbum"Little Red Record" da banda Matching Mole, onde Fripp produziu o disco e Eno apareceu como convidado especial dando um toque a mais com um belo sintetizador.

Após longos papos, descobriram que possuíam ideias em comum embora alguns aspectos faziam com que os dois se deparassem com alguns opostos. Fripp por exemplo, sempre foi um guitarrista formidável que desenvolveu técnicas de extremo virtuosismo e dedicação em seus estudos quando compunha algo tanto no Crimson quanto em sua brilhante carreira solo. 

Já Eno, sempre foi um músico mais idealista e menos preocupado com técnicas descritas passo a passo, sua linha de improvisação chega a ser perfeita, sua destreza com os sintetizadores meio que pertence a outro mundo. Coisa de gênio mesmo. Ele mesmo se considerava como" não-músico" e classificava seus experimentos como "tratamentos" ao invés das performances tradicionais executadas pela a grande maioria dos músicos.

Essa brilhante parceria rendeu a ambos dois excelentes discos de estúdio conhecidos por (No Pussyfooting) de 1973 e Evening Star de 1975. Em 2005 se reencontraram e lançaram outro ótimo álbum intitulado como The Equatorial Stars. 

Hoje em dia, Eno é considerado como um dos maiores produtores musicais de todos os tempos e detentor do gênero musical intitulado como Ambient Music, classificado por ele mesmo como uma espécie de paisagem sonora onde uma atmosfera leva o ouvinte a um estado de espírito diferente. Um exemplo disso foram alguns belos discos compostos e produzidos por ele como Here Comes The Warm Jates (1973) que conta com as participações de Fripp e John Wetton e Taking Tiger Mountain (1974) que também possui as participações ilustres de Phil Collins e Robert Wyatt.

Eno também chegou a produzir grandes nomes como David Bowie, Paul Simon, U2, Talking Heads, dentre outros.Além de ser fã incondicional do movimento Krautrock, chegou a produzir alguns álbuns do Cluster e chegou a tocar em um deles, que por sinal é maravilhoso, intitulado como Cluster & Eno lançado em 1977.

Esse belo registro que vos apresento foi gravado em Paris em 28 de Maio de 1975 é composto por três discos instrumentais regados ao que há de melhor entre as linhas eletrônicas compostas por Eno em seus sintetizadores, um deles um lindo VCS3, mesclado a tão poderosa e virtuosa guitarra do mestre Fripp. 

O ponto mais interessante deste registro é o fato da ausência de toda aquela parafernalha de iluminação no palco, era apenas a penumbra de um holofote que não mudava de cor e, projetado atrás dos dois músicos, passava um curta metragem intitulado por Berlin Horse.

Posso dizer que esse disco em particular, entrou para meu acervo de forma magistral, esse sim é um registro totalmente indispensável a qualquer pessoa que goste tanto do progressivo sinfônico como das diversas formas de música instrumental já vistas por aí.


TRACKS:

DISCO 1:

1. Water On Water
2. A Radical Reprensentative Of Pinsnip
3. Swastika Girls
4. Wind On Wind
5. Wind On Water
6. A Near Find In Rip Pop

DISCO 2:

1. A Fearfull Proper Din
2. A Darn Psi Inferno
3. Evening Star
4. An Iron Frappe
5. Softy Gun Poison
6. An Index Of Metals

DISCO 3:

1. Test Loop I
2. Test Loop II
3. Loop Only A Radical Reprensentative Of Pinsnip
4. Loop Only Wind On Water
5. Loop Only A Darn Psi Inferno
6. Loop Only Softy Gun Poison


ATENÇÃO: ARQUIVO DISPONIBILIZADO EM FLAC PARA MANTER A BOA QUALIDADE DO REGISTRO.

FLAC YANDEX

MEGA

10 comentários:

  1. Yandex is asking for me to join Yandex to download file!!
    Can you re-up using Zippy please?
    Thanks!

    ResponderExcluir
  2. Hola Amigo: me interesa este disco, muy importante pár mi por lo de Fripp y Eno, pero no lo puedo bajar, no lo puedes cambiar de servidor, GRACIAS !!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fripp & Eno passou desapercebido por mim todos esses anos, mas agora vou me deliciar aqui com eles enquanto curto minha novissima box set do KC "Sailors Tales" que chegou essa semana! obrigado por esse Fripp e Eno Luciana

    ResponderExcluir