sexta-feira, 27 de maio de 2016

ANNEXUS QUAM



Criada nos arredores de Düsseldorf, na pequena cidade de Kamp-Lintfort, seus integrantes tocavam em uma banda da igreja local em meados de 1967. Cansados da mesmice, resolveram montar uma banda mais voltada para o experimentalismo dando ênfase ao uso de metais como sax, trompete e clarinete, fundindo o jazz em uma atmosfera cósmica, o que eu costumo chamar de Jazzkraut. Além da forte percussão e uma linda flauta que sobressai criando uma atmosfera um tanto mística.
Fusion alemão em sua maioria costuma ser poderoso e com o Annexus não é diferente. 

A banda faz um som diferenciado misturando o peso do fusion com o experimentalismo do Krautrock mesclado a uma infinidade de belas improvisações um tanto psicodélicas. 
Como lançaram apenas dois albuns nos anos de 1970 e 1972, parti para a postagem dupla e espero não ter problemas quanto a isso.

O primeiro album Osmose traz quatro belas suites evocando uma atmosfera altamente alucinógena em seu decorrer. Ao contrário da maioria das bandas de fusion onde o virtuosismo impera, aqui encontramos um ambiente regado a improvisos psicodélicos crescentes do começo ao fim. 

O segundo album segue a mesma linha do primeiro abordando também as improvisações de forma mais leve. Não deixa de ser também um excelente disco mas ainda sim prefiro o primeiro.

O Annexus Quam foi uma das primeiras bandas alemãs que escutei e me apaixonei logo de cara. Hoje em dia tenho essa como uma de minhas preferidas. Gosto muito desse tipo de som que consegue mesclar vários estilos em um só e posso dizer que esta é uma banda de gênios. Pessoas desconhecidas que acabaram seguindo suas vidas sem dar continuidade a carreira musical e que contribuíram demais para o movimento Krautrock da época.

 YANDEX

ANNEXUS QUAM - OSMOSE - 1970


 TRACKS:

1. Osmose I
2. Osmose II
3. Osmose III
4. Osmose IV  




ANNEXUS QUAM - BEZIEHUNGEN - 1972




TRACKS:

1. Trobluhs el E Isch
2. Leyenburg 1
3. Dreh Dich Nicht Um
4. Leyenburg 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário