sábado, 13 de fevereiro de 2021

CARAVAN - Surprise Supplies - 1976

 


O Caravan foi formado em 1968 a partir da dissolução do Wilde Flowers, depois que Robert Wyatt e Hugh Hopper se uniram para formar o Soft Machine. A formação original consistia nos primos David e Richard Sinclair (teclados e baixo respectivamente), os irmãos Jimmy e Pye Hastings (guitarra e sopros respectivamente) e o saudoso Richard Coghlan (bateria), que permaneceu na banda até a sua morte em 2013.

Em seu primeiro álbum lançado já em 68, eles ainda estavam encontrando sua identidade na cena emergente do Rock Progressivo mas, em seu segundo trabalho (estreantes no selo Decca), 'If I Could Do All Over Again, I´d Do It All Over You' (1970), eles estabeleceram seu som e estilo próprios, uma mesclagem de pop, folk e explorações baseadas no jazz. Seu próximo e mais icônico disco, 'In the Land of Grey and Pink' (1971), tornou-se o mais aclamado pela crítica, mas encontrou certa dificuldade comercial em meio a tantos nomes do gênero que já haviam alcançado um enorme sucesso em terras inglesas.

 Frustrado com a falta de retorno, Dave Sinclair deixa a banda para se juntar a Robert Wyatt em seu novo projeto, o que viria a se tornar o Matching Mole (nada comercial). Com isso, o Caravan conta com Steve Miller para seu próximo álbum, 'Waterloo Lily' (1972), que os levou em uma direção mais sombria e de pouco retorno. Contudo, o estilo jazz/blues mais direto de Miller se chocou com o resto da banda e ele logo saiu.

Já no ano seguinte, Dave retorna a banda, já que sua passagem pelo Matching Mole não durou muito e encontra Richard de saída para fundar o genial Hatfield and The North. Para a gravação de 'For Girls Who Grow Plump in the Night', entra o guitarrista e multi-instrumentista, Geoffrey Richardson que permanece até os dias atuais.  

 Embora ganhando notoriedade, a banda nunca conseguiu alcançar o sucesso que merecia. A fim de reverter tal situação, saem em uma longa turnê para os EUA no ano de 74. Após o relevante sucesso obtido na América, partiram logo para a gravação de 'Cunning Stunts' (1975) e finalmente a banda foi reconhecida pelos principais meios de comunicação do Reino Unido e EUA. 

Logo após seu lançamento, Dave Sinclair saiu em definitivo e os álbuns posteriores, 'Blind Dog At St. Dunstans' (1976) e 'Better By Far (1977)', não conseguiram expandir o sucesso do disco anterior e a banda deu uma pausa. Um renascimento nos anos 80, resultou em alguns álbuns subsequentes, mas não conseguiu igualar toda a produção dos anos anteriores. Mas, como parece ser o padrão, a formação original se reuniu para um evento em 1990 que reacendeu o interesse que se converteu em uma nova  turnê. 

O Caravan ainda se encontra na ativa e chegou a lançar uma coletânea em 2014 intitulada por 'The Back Catalogue Songs'.

'Surprise Supplies' é um daqueles álbuns que começou como um bootleg, mas se tornou um registro legítimo quando o selo HTD, o lançou oficialmente e passou a fazer parte do catálogo do Caravan em 2005. 

A gravação original foi feita por um fã japonês nos Estados Unidos durante a turnê de divulgação do 'Blind dog at St Dunstan's'. Todas as seis faixas contidas aqui são tiradas desse álbum, exceto The Love in Your Eye de 'Waterloo Lily'.

O destaque deste registro vai para A Very Smelly, Grubby Litle Oik  em uma versão estendida em uma longa seção improvisada com um toque mais jazzy em sua execução. 

Um dado interessante é a ausência da faixa de For Richard, sempre presente no setlist da banda em apresentações ao vivo. Esse foi o primeiro registro ao qual conheci sem essa faixa. Fez falta...

A qualidade do áudio é excelente e muito recomendado para os colecionadores de plantão.


TRACKS:

01. Here Am I

02. Chiefs and Indians 

03. Can You Hear Me? 

04. All the Way 

05. A Very Smelly Grubby Little Oik / Bobbing... 

06. Love in Your Eye / To Catch Me a Brother / Sub 


MEGA

5 comentários:

  1. Oi Luciana, desculpa incomodar mais uma vez, mas será que você teria o disco da banda Loch Ness - Prologue? Se tiver, tem como me mandar um link? Obrigado e abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sim, Pirata. Vou subir o arquivo e te envio o link por email. A qualidade não é das melhores mas creio que te atenda.

      Excluir