domingo, 10 de janeiro de 2021

[FLAC] U.K - Cleveland - 1978

 


Costumo dizer que o U.K foi um dos últimos suspiros do nosso bom e velho rock progressivo que contava com nomes geniais e de muita importância para todo o êxito do gênero durante a década de 70. 

 A banda teve seu início em 1976 quando Wetton (falecido em 2017) e Bruford se juntaram para gravar umas demos referentes a um álbum solo de Wetton que fracassou e nunca chegou a ser lançado. Empenhados por voltar aos estúdios e aos palcos, os dois resolvem procurar Fripp para uma possível volta do Crimson (em hiato na época), o "convite" não foi aceito e os dois partiram juntos para um projeto paralelo que acabou dando origem ao U.K.

O combinado era que cada um escolhesse um membro para dar o devido suporte nas guitarras e teclados. Wetton escolheu nada menos que Eddie Jobson (Jethro Tull, Curved Air, Zappa, Roxy Music) como tecladista e violinista, que por sinal, deu um diferencial absurdamente deslumbrante a banda. Já Bruford convidou o virtuoso  guitarrista Allan Holdsworth, figura de extrema importância quando o assunto é fusion. Chegou a tocar no ótimo disco Bundles do Soft Machine lançado em 75 e ainda fez parte do Gong por alguns anos antes de aceitar o convite de Bruford para integrar o U.K. Infelizmente, faleceu em 2017 aos 70 anos.

Em 78 a banda lança seu excelente álbum homônimo e sai em uma turnê de quatro longos meses pelos EUA. Acabada a turnê, Wetton despede Holdsworth por diferenças musicais e Bruford também acaba saindo por  ser um baterista mais voltado para o jazz/fusion e a proposta de Wetton para um novo álbum não o agradou.  

O U.K então passa a ser um trio composto pelo tão saudoso Wetton, Jobson e o grandioso baterista Terry Bozzio, fiel parceiro de Zappa nos anos 70. Em 79, lançam o ótimo Danger Money com uma nova roupagem e também muito bem aceito pelo público e crítica da época.

O bootleg a seguir foi gravado no Agora Ballroom na cidade americana de Cleveland em 09 de Novembro de 1978. Registro de boa qualidade e disponibilizado em FLAC para uma melhor apreciação.


TRACKS:

01. Introduction

02. Alaska

03. Time To Kill

04. The Only Thing She Needs

05. Carrying No Cross

06. Forever Until Sunday

07. Thirty Years

08. By The Light Of Day / Presto Vivace

09. In The Dead Of Night

10. Caesar's Palace Blues

11. Outroduction


MEGA

5 comentários:

  1. Parabéns atrasado pelo seu aniversário, Luciana! Desejo a você vida longa, prosperidade e música boa!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns atrasado, Luciana. Felicidades sempre na sua vida !!!

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Gustavo. Conversamos na Net durante um tempo, será que você lembra ?

    ResponderExcluir