domingo, 8 de setembro de 2019

[FLAC] NATIONAL HEALTH - University of Dundee - 1976


Em 1972, ao deixar o Matching Mole, o tecladista Dave Sinclair e o guitarrista Phil Miller juntaram-se novamente a Richard Sinclair (que também havia deixado o Caravan nessa época), junto com o baterista Pip Pyle para formar a banda de fusion vinda de Canterbury, Hatfield and The North. No entanto, Dave não ficou muito tempo (retornando ao Caravan em 1973) sendo substituído pelo brilhante tecladista Dave Stewart. O Hatfield and The North gravou dois excelentes álbuns antes de sua dissolução em1975.

 Após o fim da banda, Dave Stewart e Phil Miller, juntamente com o tecladista Alan Gowen (Gilgamesh) e o baterista Bill Bruford, formaram uma das mais importantes bandas da cena Canterbury, o National Health ainda em 1975. Bruford não durou muito e nem chegou a gravar o primeiro disco e foi substituído por Pip Pyle. Embora a formação mudasse regularmente (com uma série de baixistas e Stewart e Gowen alternadamente saindo e retornando), eles gravaram dois álbuns (National Health (77) e Of Queues and Cures (78)) e permaneceram como uma banda até 1981. 

Após a morte de Gowen em maio desse mesmo ano, Stewart juntou-se aos membros restantes para gravar o álbum D.S. Al Coda, um conjunto de composições de Gowen, a maioria não registrada, incluindo duas releituras do Gilgamesh. 

Os álbuns originais e material de arquivo adicional foram posteriormente lançados em CD nos anos 90.

 Uma banda progressiva, espacial, executando um fusion de altíssimo nível, que sempre primou por composições longas e, principalmente instrumentais com notória ênfase aos teclados e pianos elétricos, bem ao estilo do movimento Canterbury, erguido no final dos anos 60 e que se tornou uma das mais importantes vertentes do Rock Progressivo. 

Gravado em 02 de Fevereiro de 1976 na University Of Dundee na Escócia, o National Health ainda contava com Bruford em sua formação original e incluíram ao seu setlist apenas duas faixas do ábum homônimo (ainda não lançado na época desse registro) e faixas nunca antes divulgadas oficialmente até os anos 90.

Vale destacar as aparições da vocalista Amanda Parsons não só no primeiro álbum do National Health como em nomes importantes do movimento Canterbury já citados por aqui, além de participações nas carrerias solo de Bruford e Stewart. 

A formação dessa apresentação contava com:

Alan Gowen: Moog, piano e piano elétrico
Dave Stewart: Piano, piano elétrico, Clavinet e órgãos
Phil Miller: Guitarra
Mont Campbell: Baixo
Amanda Parsons: Vocais
Bill Bruford: Bateria

A qualidade do áudio não é excelente mas aceitável por se tratar de uma banda cujo registros como esse são altamente raros e muito bem vindos aos que apreciam o bom e velho Canterbury. 

Em FLAC para uma melhor apreciação.


TRACKS:

01. Tenemos Roads
02. Paracelsus
03. Trident Asleep
04. Clocks And Clouds
05. The Lethargy Shuffle
06. Agrippa
07. Elephants

MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário