domingo, 11 de fevereiro de 2018

BONFIRE - Bonfire Goes Bannanas - 1975



Enquanto bandas progressivas como Finch, Focus e até mesmo o Supersister são reconhecidas como medalhões do progressivo holandês, Bonfire raramente é mencionada pela mídia em geral e chega a ficar um tanto velada em meio a nomes de peso como esses. Uma pena, pois se trata do que há de melhor em termos de música instrumental. Talvez não houve tempo ou esforço suficiente de seus membros para que a banda se projetasse com certo destaque, já que este foi o único registro oficial lançado em 1975 e não se conhece o motivo de seu fim.

Como disse, trata-se de um disco totalmente instrumental e claramente liderado pelo tecladista Frank Witte, tendo como base, ora um lindo Fender Rhodes, ora belas passagens de Grand Piano, sempre acompanhado por intensos solos vindos da guitarra de Eugene den Hoed que reveza o instrumento a uma flauta,  fazendo toda a diferença no decorrer de sua execução. 


O estilo da banda é bem jazzy, com algumas nítidas influências ao Focus e também a cena Canterbury porém bastante complexo, bem variado e um tanto melódico em certas passagens. De qualquer forma, "Bonfire Goes Bananas" é um álbum que não decepciona em tempo algum, pois a cada faixa se desenvolve um tema intrincado e cheio de contrastes em diferentes atmosferas. 

O destaque vai para a última e longa faixa a qual contém um nome um tanto curioso porém contendo harmonias de extremo bom gosto. "The Sage of the Running Nose" é dividida em cinco suítes, demonstrando excepcional entrosamento entre seus membros, com belas linhas de piano e algumas boas passagens de guitarra. A banda consegue nunca soar monótona fazendo com que o ouvinte percorra por diferentes nuances do progressivo, desde o sinfônico em sua autenticidade e extrema beleza, passando pelo fusion, findando-se por temas um tanto densos e obscuros em seus quase 19 minutos de duração.  

TRACKS:

1. Delirium 
2. Contrast  
3. Vuurstaal(Part 2) 
4. Chinese in Europe(Part 1) 
5. Circle 
6. The Sage of the Running Nose 
a) Running Nose 
b) Cabaret 
c) Third Eye 
d) Cabaret Again 
e) Running Nose II 

YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário