terça-feira, 21 de junho de 2016

[DIVULGAÇÃO] BANDA KOSMUS E ARCPELAGO - TEATRO SOLAR BOTAFOGO - RJ - 25 de JUNHO




Há tempos venho divulgando com grande destaque algumas novas bandas cariocas e, enfatizando com bastante insistência, sobre a extrema qualidade dos músicos que as compõem. Desde o princípio dessa década, tivemos um aumento considerável de interessantes projetos no que diz respeito ao Rock Progressivo nacional, principalmente em se tratando da cidade do Rio de Janeiro, cidade esta que vem lançando nomes de peso desde os anos 70.  

Um exemplo disso foi o maravilhoso show que assisti da banda Quaterna Réquiem, tocando pela primeira vez na capital paulista com o teatro abarrotado de gente. 
Banda nascida e criada no Rio no fim dos anos 80, que alcançou muito sucesso também no exterior, lançando três lindas obras essenciais para quem aprecia o gênero.

No próximo sábado, os cariocas serão presenteados com dois shows de música progressiva autoral de duas bandas de grande destaque por aquelas terras.

Acervo: Kosmus







A banda Kosmus vem para o lançamento de seu disco homônimo e promete um show de bastante peso e muita qualidade em se tratando de Progressive Metal. Os exigentes adeptos a bandas como DT, Porcupine Tree, Crimson e Pink Floyd certamente irão gostar muito trabalho executado pelos jovens músicos do Kosmus. Seu som varia entre a fusão do prog clássico com uso de flautas e sax, á solos de guitarras mais ardidos e pesados bem condizentes a vertente citada. 
Tive acesso a apenas duas faixas desse disco e posso dizer que será uma apresentação bastante interessante, uma vez que é bem raro ouvirmos esse tipo de fusão em um gênero tão complexo e, as vezes, metódico quanto o Rock Progressivo.

Segue abaixo uma pequena amostra do que será a apresentação da banda Kosmus:









ACERVO: PATRICIASORANSSO.COM
Mais uma vez, venho incansavelmente, divulgar uma banda a qual tenho enorme admiração não só pela música em si mas, também pela ousadia e qualidade do quarteto que fazem do Arcpelago uma banda completa. 

Na apresentação do próximo sábado será o lançamento no Brasil do primeiro trabalho em CD, intitulado por Simbiose onde, seu verdadeiro lançamento ocorreu na cidade de Londres na semana passada, juntamente com outros nomes do progressivo autoral, que compõem o projeto Cena Carioca de Música Progressiva

ARTE: FERNANDA PIO
Posso adiantar que o disco em questão se encontra com uma sonoridade que, certamente nos remete  a atmosferas progressivas de vertentes sinfônicas, bem condizentes ao o cenário inglês dos anos 70. Instrumentação impecável com fortes linhas de baixo ora tiradas de um Rickenbacker, ora tiradas de um Fender Precision de 1964, pelo competente e detalhista baixista, Jorge Carvalho. 

Os teclados de Ronaldo Rodrigues também merecem destaque pelos fortes solos de Hammond extraídos de um potente Tokai TX-5, emaranhados a uma linda e tenra timbragem de Mellotron

A guitarra fica por conta do virtuoso Eduardo Marcolino que, contribuiu com uma de suas composições de carreira solo, adaptada para esse disco. A faixa vem com o nome de "Universos Paralelos" e conta com um lindo dueto entre a guitarra de Marcolino e o Mellotron de Rodrigues. 

Completando a banda com extrema contribuição técnica, o trio é conduzido pelo competente baterista Renato Navega, ex-membro da extinta Mind the Gap que chegou a tocar no festival mineiro Camping Rock em 2011 ou 2012.

Devo confessar que tive acesso em primeira mão a esse material no início desse ano e garanto que todos os presentes assistirão a um lindo e memorável espetáculo de Rock Progressivo. Não será dessa vez que estarei presente mas, espero poder assisti-los em um próximo show em mais um evento da CCMP.  

Uma divulgação mais abrangente sobre o disco será publicada em breve!



Segue a faixa "Sopro Vital" que abre o disco Simbiose:

 



AS APRESENTAÇÕES ESTÃO MARCADAS PARA O PRÓXIMO SÁBADO, 25/06 ÁS 21:00hrs NO TEATRO SOLAR BOTAFOGO NO RIO DE JANEIRO. OS INGRESSOS PODEM SER ADQUIRIDOS PELO SITE DO INGRESSO RÁPIDO OU NA BILHETERIA DO TEATRO.




 

3 comentários:

  1. Prezada Luciana, muito grato por esta divulgação e por suas palavras sempre incentivadoras. Agradecemos de coração o apoio e a honra de frequentar seu blog.
    Abraço,
    Ronaldo Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Coloquei o video no topo da publicação!
      Bom show e ainda mais sucesso pra vocês! Estarei presente uma próxima oportunidade.

      Excluir