domingo, 15 de maio de 2016

BE BOP DELUXE - Detroit - 1976



Hoje começo pedindo desculpas por fugir um pouco do assunto habitual postando uma banda inglesa mais voltada para o Hard Rock que conseguia mesclar o progressivo sem exagerar demais no peso de suas guitarras, diferentemente das bandas de Progressive Metal as quais não consigo digerir desde que comecei a escutar mais a fundo o progressivo em geral. Sei que a grande maioria aqui não curte esse tipo de som proposto pela banda,  infelizmente não posso agradar a todos mas tenho certeza de que muitos aqui ficarão surpresos e até mesmo agradecidos por essa postagem.

Devo admitir que conheci o BBD há pouco tempo através de um amigo muito querido e me surpreendi bastante com a audácia e técnica de Bill Nelson, que conduz a banda com o peso de sua competente guitarra. 


O primeiro disco que escutei foi o ótimo "Sunburst Finish" de 1976 e cheguei a conclusão de que se tratava de uma grande banda que não obteve o sucesso merecido e que produziu excelentes materiais que passaram batido pelos grandes selos da época.  

Suas composições abordam temas da ficção científica incluindo ainda fatos sobre amor e condições humanas. Dizem que as letras se referem mais como uma metáfora sobre a própria vida de Nelson, que ainda, nos dias de hoje, é extremamente complicada. 

A banda se desfez em 1979 e Nelson deu continuidade a sua carreira solo com projetos bem diferenciados aos do BBD, compondo mais músicas instrumentais variando entre o experimentalismo e a Ambient Music.  

Esse excelente bootleg foi gravado na cidade de Detroit em 9 de Março de 1976 e conta com belas versões de faixas basicamente retiradas dos discos "Futurama" de 1975 e o já citado "Sunburst Finish" de 1976. O destaque maior vai para a última faixa "No Trains To Heaven" do primeiro e excelente álbum "Axe Victim" de 1974 com uma versão avassaladora de quase 15 minutos, entrelaçando fortes riffs de guitarra com belos solos de sintetizadores e órgãos frenéticos. Foda!!!


A qualidade é razoável mas é bem limpa para os poucos 192 kbp/s de áudio. Pra quem gosta, vale a pena!



TRACKS:

1. Fair Exchange
2. Stage Whispers
3. Life In The Air Age
4. Sister Seagull
5. Maid In Heaven
6. Ships In The Night
7. Blazing Apostles
8. Band Intros
9. No Trains To Heaven


YANDEX



Um comentário: