quinta-feira, 3 de outubro de 2013

[DIVULGAÇÃO] ANXTRON - Brainstorm - 2013 (Niterói/RJ - Brasil)


Mais uma vez o PRV abre as portas para bandas independentes de alto nível. Sempre insisti na divulgação de trabalhos não só autorais como alguns bons covers que, muito colaboram para a boa qualidade musical no atual andamento do progressivo a nível nacional.

  
Valorizo demais esse tipo de banda que, na maioria das vezes, conta com músicos muito bem qualificados e de técnica bastante aflorada que investem pesado em bons instrumentos, produção, mixagem e, principalmente em shows que, de certa forma, é o maior e mais bem sucedido meio de divulgação. 

Atualmente, quem possui e consegue manter uma banda de rock progressivo é um verdadeiro guerreiro e ainda tem que desembolsar uma boa grana para que tudo saia como planejado. Esse é o tipo de gênero musical que exige um investimento nada barato em termos de produção em estúdio e/ou ao vivo. 

A desvalorização do profissional chega a ser absurda quando se trata de shows em bares ou outros tipos de evento. Já vi muita banda boa, até de certo renome, indo tocar por puro amor ao que faz sem receber sequer a gasolina pelo transporte dos equipamentos. 


O que mais me magoa é que isso vai continuar a ser sempre assim, ninguém vive de rock progressivo hoje em dia, salve algumas exceções. A grande maioria dos músicos possuem profissões paralelas para meio que sustentar e se dedicar a  paixão de compartilhar a boa música com quem realmente valoriza o que é bom.



Hoje, tenho a honra de divulgar a excelente banda autoral Anxtron, criada em 2003 na cidade de Niterói e que até hoje prevalece tocando ao vivo em festivais e pelas noites fluminenses. Lançaram em 2008 um EP com algumas de suas composições e divulgaram vendendo em alguns shows. 

Muito bem aceita pelo público e crítica, a banda tem seu auge quando foram honrosamente convidados para abrir o show do Marillion no Rio no ano passado. Com todo esse reconhecimento vindo de várias partes, a banda resolve desengavetar um projeto guardado desde 2011 que, nos dias atuais, é o primeiro trabalho oficial lançado pelos meninos do Anxtron com o nome de Brainstorm, comemorando assim 10 anos de estrada.


 O disco enfatiza os fortes riffs de guitarra executados pelo virtuoso Eduardo Marcolino, mesclados a poderosas passagens dos sintetizadores de Gabriel Aquino. Ao longo do disco, pude perceber que em algumas passagens Eduardo lembra alguns nomes do progressivo clássico como Andy Latimer e Jan Akkerman. 

Vale muito destacar também toda a técnica e habilidade do baterista Rafael Marcolino que conduz a banda com perfeição, colocando ainda mais peso na estrutura musical gerada ao longo de toda a execução do disco. O baixo do álbum fica por conta do músico convidado José Marcus, ex-membro da banda.

O ponto forte é conseguir executar um disco totalmente instrumental de forma brilhante, criando atmosferas um tanto obscuras em algumas passagens, mantendo a técnica de forma impecável em certas improvisações e em solos desconcertantes. 
É um som pesado, voltado para o neo prog, com influência nítida ao Heavy Metal mas que não chega nem aos pés da chatice do que conhecemos por Progressive Metal. 

O Progrockvintage é um espaço pequeno, que não visa uma grande quantidade de frequentadores mas faz questão de divulgar e semear a boa música para pessoas que realmente entendem do assunto. Peço a todos que escutem esses meninos com atenção pois não é todo dia que aparece alguma banda nacional e autoral de qualidade por aí.


Fiz questão de publicar todos os contatos e páginas de divulgação que a banda possui pela internet assim vocês poderão conhecer mais detalhadamente todo o trabalho e dedicação que envolve a banda Anxtron.


O disco físico pode ser adquirido diretamente com a banda através do email: anxtron@gmail.com

A bela arte gráfica do disco e encarte ficou por conta do artista Bernardo Ramalho.

Seguem alguns links:


Site Oficial

Facebook
Canal Youtube
My Space

Para quem quiser baixar a preço simbólico o arquivo do disco em FLAC ou Mp3 basta acessar o link.


No video a seguir encontramos uma prévia do album Brainstorm tocando um pedaço de cada música.

(http://www.youtube.com/watch?v=QfH-v-sGHzE)


Finalizando, deixo aqui um video com a música "Skyscraper" gravada no Vivo Rio em decorrência da abertura do show do Marillion em 2012.


.

2 comentários:

  1. Muito boa banda, excelente CD, recomendo muito!

    ResponderExcluir
  2. Sendo amigo pessoal dos membros da banda e também músico, tive a oportunidade de testemunhar todo o amadurecimento musical tanto do grupo quanto individual, e de fato o texto do blog está bem justo.

    Nenhum deles nunca economizou tempo ou esforço com equipamento ou nenhum outro tipo de investimento. É visível que todos da banda estão sempre se esforçando para fazer uma performance melhor do que a última, e sempre fazer a melhor performance possível. São todos muito dedicados e estudiosos em seus instrumentos, como bons músicos devem sempre ser.

    ResponderExcluir