sábado, 5 de outubro de 2013

[RESENHA] MÓDULO 1000 - CAMPING ROCK 2013 *** PARCERIA 'MUSICAL BOX RECORDS'


Após anos de inatividade, a banda Módulo 1000 presenteia os mineiros com seu retorno inédito aos palcos em uma apresentação memorável durante a última edição do Camping & Rock nas proximidades da cidade de Baldim, região metropolitana de Belo Horizonte.

Esse festival é um velho conhecido dos admiradores do rock em geral, que vem sendo realizado desde 1998 e já trouxe grandes nomes do cenário nacional em edições memoráveis e até então muito bem produzidas. 

Acervo pessoal Módulo 1000
Infelizmente, esse ano a produção pecou em todos os quesitos possíveis tornando assim o primeiro dia do festival um verdadeiro fiasco. Técnicos de som e luz totalmente despreparados para um evento desse porte, o que causou um certo constrangimento para as bandas que se apresentariam naquela noite. Microfonias absurdas, instrumentos que não funcionavam pois o gerador de energia não era apropriado, a luz vinda do palco quase cegava a quem assistia aos shows, sem contar outros problemas técnicos que fogem do meu conhecimento. Fora o total desrespeito com músicos de suma importância para o cenário músical, demonstrando total amadorismo para um evento como esse. Isso é briga de cachorro grande a qual não vou me meter mas peguei estrada de volta pra casa triste com o que tinha visto naquela fria madrugada. 

Uma vergonhosa falta de respeito com os músicos e com o público que lá estava. Não fiquei para o prosseguimento do festival e espero que tudo tenha se normalizado pois tenho plena certeza de que seus idealizadores são pessoas muito sérias e que conhecem a fundo todo o procedimento técnico para a realização de um festival que há anos tem sido referência nacional.


Acervo pessoal Módulo 1000
Apesar de todos os percalços, a apresentação do Módulo 1000 foi maravilhosa! O guitarrista Daniel Cardona, único integrante original presente, trouxe das terras cariocas uma banda repaginada, repleta de músicos que executaram com perfeição o belo repertório do primeiro show após longos anos em hiato. 

Devo ressaltar que o Módulo 1000 foi a primeira banda progressiva nacional a qual me foi apresentada e a identificação foi direta pois naquele tempo, além do progressivo, eu escutava um som mais pesado, voltado para os primórdios do Black Sabbath e Witchfinder General. Não exitei e na época gravei em fita cassete uma das várias versões lançadas em vinil no decorrer dos anos. Fiquei impactada com a primeira audição e alucinada com a "novidade" de que o progressivo também transcorria para sons mais pesados mas sem perder sua beleza e complexa sonoridade. A partir disso, as portas foram se abrindo para bandas mais alternativas e experimentais fazendo com que me aprofundasse ainda mais nesse infinito mundo ao qual conhecemos por rock progressivo.

A abertura do show ficou por conta da dobradinha de dois clássicos essenciais "Turpe Est Sine Crine Caput" e "Não Fale com Paredes" que abrem o tão aclamado e raro disco lançado em 1972 que, hoje em dia, é dos álbuns mais caros e garimpados pelos colecionadores de vinil em todo o mundo.

A apresentação prosseguiu com as faixas inéditas, "The Great Wall of China", " The Berlin Wall", "The Wailing Wall", "To The Bone" e "Heart Of Stone", executadas em primeira mão em versões impecáveis que foram muito bem recebidas pelo público presente. 


Acervo pessoal Módulo 1000
Para não exceder o tempo estipulado pelos organizadores do evento, a banda teve que cortar alguma faixas do repertório mas para a sorte de todos, não se esqueceram de mais alguns clássicos como "Olho Por Olho, Dente Por Dente","Espelho", "Salve-se Quem Puder" e ainda executaram releituras de músicas como "Lucky Man" (ELP) e "Mother" (Pink Floyd), liderados pela bela timbragem de voz de Daniel Cardona.

O ponto alto do show surge em seu encerramento com a música "Metrô Mental", uma das maiores obras do único registro lançado nos anos 70, com uma nova roupagem e um som totalmente experimental que nos remete com clareza a época onde um movimento musical surgido na Alemanha no fim dos anos 60 influenciasse o Módulo 1000 a ponto de serem rotulados como "Krautrock brasileiro".

Sem esquecer que nessa mesma noite, a banda lançou um single com duas excelentes faixas que serão incluídas no próximo álbum de inéditas a ser lançado no início de 2014. Como forma de divulgação, a banda executou as faixas "Bewitched" e "Maybe", que dão apenas um gostinho do que está por vir. Esse registro está à venda por um preço simbólico no site Mercado Livre e via Facebook.

O álbum "The Four Walls" está engavetado desde 2002, tendo lançamento previsto para o começo de 2014 com cópias disponíveis em CD e vinil.

Esperamos ansiosos para uma próxima aparição do Módulo 1000 em terras mineiras e que dessa vez seja com repertório completo e produção condizente a qualidade da banda. 

Agradeço ao Daniel e demais membros pela cordialidade e simpatia com todos os presentes e, principalmente, pela forma como me receberam no camarim. Certamente, essa foi uma noite memorável e muito importante pra mim pois estava rodeada por amigos muito queridos e personalidades do progressivo nacional as quais sempre tive imenso respeito e pude estabelecer ali uma honrosa amizade.


Acervo pessoal Módulo 1000
A próxima apresentação da banda está marcada para o feriado do carnaval de 2014 durante o aclamado Festival Psicodália no sul do país, que reúne bandas independentes em três dias de muita música que reúne gêneros regionais, passando pelo folk e muito progressivo. 


Aproveito essa matéria do Módulo 1000 para publicar em primeira mão a parceria estabelecida entre a Musical Box Records e o Prog Rock Vintage com o lançamento do video inédito da música "The Berlin Wall" executada neste mesmo festival. 

- MÓDULO 1000 - "The Berlin Wall"






Musical Box Records é um canal de videos do Youtube criado em 2010, liderado pelo amigo e confrade Lucas Scarascia, que mantém vivo certos registros de shows memoráveis em gravações de alta qualidade pelos palcos mineiros. O canal é muito bem frequentado pelos admiradores do progressivo em geral e já passa a marca de 70.000 visualizações.


Sinto falta da publicação de videos por aqui e resolvi propor tal parceria ao Lucas para que pudéssemos unir os dois meios de divulgação para obtermos matérias mais completas e detalhadas sobre o assunto abordado dando assim mais visibilidade para ambos.


O MBR é apenas mais um dos projetos encabeçados por Lucas. Tudo começou em Março de 2004 em parceria com o amigo Carlos Marques (dono da única loja de discos da cidade), com o programa Musical Box veiculado pela rádio Universitária FM 100.7mhz dentro do campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A programação estabelecida tinha como intuito trazer de volta alguns clássicos do progressivo, psicodélico e rock clássico setentista.

Felizmente, o programa continua na ativa e hoje em dia se tornou referência na cidade, além de também ser veiculado pela internet onde conquistou ainda mais seguidores.  

Com a mudança de Lucas para Belo Horizonte em 2008, Carlos Marques ainda mantém viva toda a qualidade do programa sendo apresentado sagradamente às quintas-feiras no horário das 20hrs. Já são mais de 400 edições em nove anos de existência. 

Quem for a primeira edição do Prog Camp, nas mediações da cidade de Esmeraldas/MG em novembro, poderá conferir com exclusividade a execução do programa Musical Box durante todo o evento. 


Ainda há muito para se dizer a respeito desses interessantes projetos mas deixei a maioria dos detalhes para uma publicação exclusiva sobre a Musical Box que, muito em breve, será destilada por aqui.


Enquanto isso, seguem mais alguns dos videos feitos pela Musical Box Records durante a apresentação do Módulo 1000 no Camping & Rock 2013: 



- MÓDULO 1000 - "The Great Wall of China"
- MÓDULO 1000 - "Olho por Olho, Dente por Dente" 
- MÓDULO 1000 - "Espelho"
- MÓDULO 1000 - "Lucky Man" (ELP cover) 


Aproveito o espaço para agradecer ao Lucas pela parceria estabelecida com o PRV espero que possamos ser bem sucedidos nessa nova empreitada. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário