domingo, 4 de julho de 2021

[FLAC] CARAVAN - Rock In Umbria - 1991


 O Caravan foi formado em 1968 a partir da dissolução do Wilde Flowers, depois que Robert Wyatt e Hugh Hopper se uniram para formar o Soft Machine. A formação original consistia nos primos David e Richard Sinclair (teclados e baixo respectivamente), os irmãos Jimmy e Pye Hastings (guitarra e sopros respectivamente) e o saudoso Richard Coghlan (bateria), que permaneceu na banda até a sua morte em 2013.

Em seu primeiro álbum lançado já em 68, eles ainda estavam encontrando sua identidade na cena emergente do Rock Progressivo mas, em seu segundo trabalho (estreantes no selo Decca), 'If I Could Do All Over Again, I´d Do It All Over You' (1970), eles estabeleceram seu som e estilo próprios, uma mesclagem de pop, folk e explorações baseadas no jazz. Seu próximo e mais icônico disco, 'In the Land of Grey and Pink' (1971), tornou-se o mais aclamado pela crítica, mas encontrou certa dificuldade comercial em meio a tantos nomes do gênero que já haviam alcançado um enorme sucesso em terras inglesas.

 Frustrado com a falta de retorno, Dave Sinclair deixa a banda para se juntar a Robert Wyatt em seu novo projeto, o que viria a se tornar o Matching Mole (nada comercial). Com isso, o Caravan conta com Steve Miller para seu próximo álbum, 'Waterloo Lily' (1972), que os levou em uma direção mais sombria e de pouco retorno. Contudo, o estilo jazz/blues mais direto de Miller se chocou com o resto da banda e ele logo saiu.

Já no ano seguinte, Dave retorna a banda, já que sua passagem pelo Matching Mole não durou muito e encontra Richard de saída para fundar o genial Hatfield and The North. Para a gravação de 'For Girls Who Grow Plump in the Night', entra o guitarrista e multi-instrumentista, Geoffrey Richardson que permanece até os dias atuais.  

 Embora ganhando notoriedade, a banda nunca conseguiu alcançar o sucesso que merecia. A fim de reverter tal situação, saem em uma longa turnê para os EUA no ano de 74. Após o relevante sucesso obtido na América, partiram logo para a gravação de 'Cunning Stunts' (1975) e finalmente a banda foi reconhecida pelos principais meios de comunicação do Reino Unido e EUA. 

Logo após seu lançamento, Dave Sinclair saiu em definitivo e os álbuns posteriores, 'Blind Dog At St. Dunstans' (1976) e 'Better By Far (1977)', não conseguiram expandir o sucesso do disco anterior e a banda deu uma pausa. Um renascimento nos anos 80, resultou em alguns álbuns subseqüentes, mas não conseguiu igualar toda a produção dos anos anteriores. Mas, como parece ser o padrão, a formação original se reuniu para um evento em 1990 que reacendeu o interesse que se converteu em uma nova  turnê. 

O Caravan ainda se encontra na ativa e chegou a lançar uma coletânea em 2014 intitulada por 'The Back Catalogue Songs'. Nesse ano de 2021, a banda lançará um box set com todos os discos lançados em estúdio, alguns bootlegs e outros materiais gráficos. Já o preço não é nada agradável...

O bootleg a seguir foi gravado na cidade de Perugia, capital da Umbria em 09 de Junho de 1991 e conta com vários clássicos da banda. Resolvi publicar esse registro por conter uma excelente qualidade de áudio e por contar com sua formação original. 

Uma faixa contida no setlist me pegou de surpresa, "Keep on Carring", por nunca ter sido lançada em catálogo e nas minhas pesquisas não encontrei esse registro relacionado a banda. Quem souber de algo, por favor se pronuncie. 

Bela qualidade de áudio e disponibilizado em FLAC para uma melhor apreciação.


TRACKS:

DISCO I

01. Memory Lain, Hugh

02. Headloss

03. Golf Girl

04. Videos of Hollywood

05. Nine Feet Underground

06 .In The Land Of Grey And Pink


DISCO II

01. Where But For Caravan Would I Be

02. Winter wine 

03. Nightmare

04. If I Could Do It Again I Would Do It All Over You

05. For Richard

06. Impro 

07. Keep On Caring 

08. Behind You


MEGA


2 comentários:

  1. Que precioso presente! Sou muito fã do Caravan e desconhecia esse registro. Obrigado, Luciana.

    ResponderExcluir
  2. The track keep on caring was from a previous incarnation of the band.CARAVAN OF DREAMS.The band included Richard Sinclair.Hop this helps.

    ResponderExcluir