domingo, 27 de junho de 2021

LOCH NESS - Prologue - 1991




 

Mais uma joia perdida pelo tempo, o Loch Ness surgiu em Volta Redonda/RJ ainda nos anos 70 e lançou apenas um álbum já em 1991. Seu nome foi inspirado no monstro folclórico oriundo das águas profundas da região de Highland na Escócia. 

O álbum apresenta vocais em inglês e de uma forma mais pesada, a banda opta pelo uso de três guitarras, baixo, bateria, Grand Piano, sintetizadores e, claro, um Hammond porém, a evidência de um estilo baseado no prog-sinfônico é bem nítida.

A faixa título abre o disco com uma bela introdução de piano seguida por suntuosos solos de sintetizadores. As passagens de piano seguem em seu decorrer se misturando as guitarras e sinths criando assim uma atmosfera voltada mais para um estilo Space Rock.

Seguida pela única faixa instrumental, "Hallowe'em", possui excelentes arranjos de pianos e sintetizadores. Fica a minha indignação por ser uma composição curta mas de extremo bom gosto.

"The Thid Eye" vem com uma proposta mais pesada, em um contexto baseado no Hard Rock com fortes e variados solos de guitarra. 

“To Breathe One's Last” é introduzida pela junção do piano com um belo solo de guitarra que se entrelaça a um vocal mais melódico. A faixa segue em seu decorrer com belos arranjos dos instrumentos já citados em passagens ora mais leves, ora mais encorpadas. Sem medo de errar, tenho essa faixa como destaque de todo o disco.

“Satan's Ville”, a mais longa faixa, dividida em quatro suítes, destila toda a qualidade de cada um de seus músicos em uma sinergia surpreendente. A qualidade nos arranjos instrumentais é de uma genialidade sem tamanho na minha modesta opinião. Uma dessas suítes, "The Entity" é dedicada a David Gilmour, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Seu final aparece com a faixa "Death", apresentando também um certo peso onde a cozinha baixo/bateria aparece com uma certa evidência em todo o seu decorrer.

O álbum foi gravado no Sonoviso Estúdio no Rio de Janeiro entre janeiro e julho de 1988 mas só foi lançado em 1991 pelo selo Som Interior localizado em Petrópolis/RJ com prensagem limitada a 1000 cópias.

Uma dessas cópias veio parar em minhas mãos através do amigo e fotógrafo carioca, Carlos Vaz, um dos responsáveis pela arte gráfica do disco que é de extremo bom gosto. 

Há alguns anos atrás, mantinha contato com o baixista da banda Cláudio Cotia mas pela correria do dia-a-dia, perdemos contato e espero que essa publicação chegue até ele. Mesmo sendo uma resenha simplória e sem muita técnica. 

Após seguidas audições ao longo dos anos, Prologue, me remeteu a bandas meteóricas da Alemanha no início dos anos 70 pelo seu estilo "one shot", onde são gravados apenas um disco que se torna uma verdadeira gema nas mãos dos admiradores do Rock Progressivo mais obscuro.

 

TRACKS:

01. Prologue (The Gipsy Gull)

02. Hallowe'en (Instrumental) 

03. The Third Eye 

04. To Breathe One's Last 

05. Satan's Ville 

 Episode First- The Ens (Instrumental)

 Chapter One - The Tale

 Episode Second - Delirium Tremens

... Part 1 - The Shades (Instrumental)

... Part 2 - Nightmares

... Episode Third - The Entity

... Episode Fouth - Vanishing Point (Instrumental)

... Chapter Two - The Tag

6. Death


MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário