terça-feira, 25 de outubro de 2022

DIABOLUS - High Tones - 1972



 A maioria das publicações feitas por aqui são de bandas de variados países, não muito comerciais, perdidas e esquecidas pelo tempo, que lançam um único trabalho de extrema qualidade e não dão seguimento a seus projetos. Mesmo assim são bandas que muito contribuíram a fim de elevar ainda mais a qualidade do movimento progressivo que surgia a passos largos no início da década de setenta. 

Um belo exemplo disso é banda inglesa Diabolus, que sequer chegou a lançar oficialmente o disco High Tones por questões desconhecidas, mesmo sendo produzidos por pessoas ligadas ao The Who. 

O selo alemão Bellaphon teve acesso as gravações originais e comercializou sem qualquer autorização vinda de seus detentores. Somente nos anos 90, os membros originais descobriram a manobra ilegal da gravadora e através de um processo judicial, recuperaram os direitos de propriedade da obra em questão. Posteriormente, lançaram o disco oficialmente pelo selo Sunrise.

O som varia entre um fusion descontraído, submerso a uma cozinha baixo-bateria de extrema destreza em linhas de improviso altamente envolventes. Instrumentos como sax e muita flauta são os pontos altos de todo o disco, entrelaçados a complexos solos de guitarra. Teclados e piano aparecem meio que discretamente porém, tem o seu valor e destaque ao longo das faixas.

Algumas passagens remetem a fase áurea do Crimson, talvez pelas intrincadas passagens de sax alternada a uma atmosfera mais folk que, a meu ver, assemelha-se em certos fragmentos, ao modo de condução instrumental vinda do Jethro Tull.  

Trata-se de um disco de audição fácil para quem admira uma sonoridade mais jazzy, com menos peso e mais percepção instrumental. 

Altamente recomendado!


TRACKS:


1. Lonely Days 

2. Night Clouded Moon 

3. 1002 Nights 

4. 3 Pieces Suite 

5. Lady Of The Moon 

6. Laura Sleeping 

7. Spontenuity 

8. Raven's Call 


MEGA


3 comentários:

  1. Olá Luciana Sou Michael do blog Fifties Beat. Você poderia adicionar meu blog na sua lista de blogs amigos? Desde já agradeço de antemão.

    Meu blog: https://fiftiesbeat.blogspot.com


    *Translated by Google Translator

    ResponderExcluir
  2. Ouvindo novamente esta bela banda. Ótima resenha, Luciana! Traduziu bem o que vem pela frente.

    ResponderExcluir