quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

[FLAC] CARAVAN - Record Plant - 1974


O Caravan foi formado em 1968 a partir da dissolução do Wilde Flowers, depois que Robert Wyatt e Hugh Hopper se uniram para formar o Soft Machine. A formação original consistia nos primos David e Richard Sinclair (teclados e baixo respectivamente), os irmãos Jimmy e Pye Hastings (guitarra e sopros respectivamente) e o saudoso Richard Coghlan (bateria), que permaneceu na banda até a sua morte em 2013.

Em seu primeiro álbum lançado já em 68, eles ainda estavam encontrando sua identidade na cena emergente do Rock Progressivo mas, em seu segundo trabalho (estreantes no selo Decca), 'If I Could Do All Over Again, I´d Do It All Over You' (1970), eles estabeleceram seu som e estilo próprios, uma mesclagem de pop, folk e explorações baseadas no jazz. Seu próximo e mais icônico disco, 'In the Land of Grey and Pink' (1971), tornou-se o mais aclamado pela crítica, mas encontrou certa dificuldade comercial em meio a tantos nomes do gênero que já haviam alcançado um enorme sucesso em terras inglesas.

 Frustrado com a falta de retorno, Dave Sinclair deixa a banda para se juntar a Robert Wyatt em seu novo projeto, o que viria a se tornar o Matching Mole (nada comercial). Com isso, o Caravan conta com Steve Miller para seu próximo álbum, 'Waterloo Lily' (1972), que os levou em uma direção mais sombria e de pouco retorno. Contudo, o estilo jazz/blues mais direto de Miller se chocou com o resto da banda e ele logo saiu.

Já no ano seguinte, Dave retorna a banda, já que sua passagem pelo Matching Mole não durou muito e encontra Richard de saída para fundar o genial Hatfield and The North. Para a gravação de 'For Girls Who Grow Plump in the Night', entra o guitarrista e multi-instrumentista, Geoffrey Richardson que permance até os dias atuais.  

 Embora ganhando notoriedade, a banda nunca conseguiu alcançar o sucesso que merecia. A fim de reverter tal situação, saem em uma longa turnê para os EUA no ano de 74. Após o relevante sucesso obtido na América, partiram logo para a gravação de 'Cunning Stunts' (1975) e finalmente a banda foi reconhecida pelos principais meios de comunicação do Reino Unido e EUA. 

Logo após seu lançamento, Dave Sinclair saiu em definitivo e os álbuns posteriores, 'Blind Dog At St. Dunstans' (1976) e 'Better By Far (1977)', não conseguiram expandir o sucesso do disco anterior e a banda deu uma pausa. Um renascimento nos anos 80, resultou em alguns álbuns subseqüentes, mas não conseguiu igualar toda a produção dos anos anteriores. Mas, como parece ser o padrão, a formação original se reuniu para um evento em 1990 que reacendeu o interesse que se converteu em uma nova  turnê. 

O Caravan ainda se encontra na ativa e chegou a lançar uma coletânea em 2014 intitulada por 'The Back Catalogue Songs'.

O bootleg disponibilizado corresponde a primeira turnê americana gravado para uma rádio nos estúdios da Record Plant. A contra capa desse registro diz que foi gravado em 15 de outubro de 1974. Essa data provavelmente está incorreta, pois naquele mesmo dia eles tocaram em Columbus, OH. Havia dois estúdios da Record Plant naquela época, um na cidade de Nova York e outro em Sausalito, CA. O índex oficial Calyx lista em sua cronologia um programa de rádio ao vivo em São Francisco, em 10 de novembro de 1974. Como Sausalito está localizado do outro lado da ponte Golden Gate, creio que haja uma grande possibilidade de ser esta última data citada. Na primeira faixa, o locutor confirma a gravação na Record Plant, mas não menciona o local em específico.

Bom...

Essa informação fica para os colecionadores mais exigentes que fazem questão de possuir os registros com suas respectivas datas. 

Trata-se de um excelente registro não-oficial em ótima qualidade, disponibilizado em FLAC para uma maior apreciação.


01. Announcement by radio DJ
02. Memory Lain, Hugh
03. Headloss
04. For Richard
05. Band introduction / Virgin On The Ridiculous
06. Be All Right
07. Chance Of A Lifetime
08. The Love In Your Eye

MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário