quinta-feira, 25 de outubro de 2018

KIN PING MEH - Concrete - 1976



O Kin Ping Meh juntamente com o excelente Birth Control foram os percursores do movimento Heavy Prog alemão que abriu as portas para outras bandas desse mesmo estilo. Algumas dessas bandas lançaram os famosos e excelentes one shot gravados, em sua maioria, precariamente em estúdios improvisados onde as gravações eram executadas ao vivo, sem mixagem apropriada e produção bastante caseira. 

Um bom exemplo disso foi o Baumstam (já postado por aqui), que segue mais ou menos a mesma linha dessas bandas já citadas e também pouco conhecida na época. Tocavam apenas em alguns festivais e depois foi esquecida pelo tempo.

Com o Kin Ping Meh, a história é bem diferente. A banda contava com as produções do famoso engenheiro de som Conny Plank em seus discos, Plank lançou  grandes nomes do Krautrock onde obtiveram reconhecimento merecido por toda Europa nos anos 70. Alguns bons exemplos são: Neu!, Kraftwerk, Harmonia, Can, dentre outros. Também tocava muito bem guitarra e diversos tipos de teclados e sintetizadores e chegou a tocar em alguns discos do Guru Guru e Cluster.

Aqui encontramos a banda em perfeita harmonia e entrosamento entre seus membros. Guitarras pesadas se entrelaçam ao poderoso Hammond do excelente Chris Klober, um dos melhores tecladistas da cena alemã na minha opinião.

 Esse é um dos poucos registros ao vivo em catálogo que posto por aqui por ser um dos melhores já feitos pelo KPM. Pra quem não conhece a banda, esse é um bom começo para se familiarizar pois nesse disco contém uma perfeita seleção com as melhores faixas. Faixas essas pertencentes aos quatro primeiros e essenciais álbuns lançados entre os anos de 1971 e 1974. 

A título de curiosidade, o KPM regravou Come Together dos Beatles e lançou no disco de estúdio, intitulado por No.2 em 1972. A versão ao vivo contida no registro em questão pesa uma tonelada e é bem melhor do que o original lançado pelos Fab Four em 69. (Que atirem as pedras!)

O vinil Concrete foi lançado em edição dupla pelo selo independente inglês Nova Records em 1976. Já fim dos anos 90, o selo Second Battle o lançou o cd em versão single. 

Em termos de progressivo alemão, esse é um de meus cincos discos favoritos lançados ao vivo nos anos 70 ao qual recomendo sem medo!


TRACKS:

1. Light Entertainment
2. Come Together
3. Too Many People
4. Me and I
5. I Want to Die A Millionaire
6. Night-Time Glider
7. East Winds
8. High Time Whiskey Flyer
9. Blue Horizon
10. Dancing in the Street
11. Don't Force Your Horse
12. Good Time Gracie
13. Rock Is the Way


MEGA

QUALQUER PROBLEMA COM O LINK, PEÇO QUE RELATEM NOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM.


Um comentário: