segunda-feira, 1 de maio de 2017

ANXTRON - Jellyfish - 2017


A banda Anxtron retorna as páginas do Progrockvintage para a divulgação de seu mais recente disco, lançado em janeiro passado e intitulado por Jellyfish.

Banda formada em 2003 na cidade de Niterói/RJ, conta com a mesma formação em trio (irmãos Marcolino e  Gabriel Aquino) desde o lançamento de seu primeiro EP em 2008. Após o lançamento do ótimo Brainstorm, a banda ganha uma peça pontual, Gabriel Souza, para a execução do baixo.
Raras são as bandas que conseguem manter basicamente os mesmos músicos no decorrer dos anos. Acho importante e muito válido essa formação sólida de que visa o total entrosamento entre o grupo dando um ponto a mais de qualidade aos trabalhos em estúdio ou fora deles. 

 
ACERVO ANXTRON


Assim como nos discos anteriores, Jellyfish vem com sete faixas inteiramente instrumentais de  bom gosto, com composições bem arranjadas onde, na maioria das vezes, a guitarra aparece como maior destaque. 

Apesar de ser fã de sintetizadores, a abertura do disco pouco me agradou por não ser muito adepta ao tipo de timbragens digitais desenvolvidas por nomes bastante conhecidos na linha do metal progressivo. 
Apesar disso, a banda consegue balancear bem as outras faixas no decorrer de sua execução, hora passando por estilos mais voltados para o blues, hora para uma pegada mais fusion, mesclando bem a forte guitarra de Eduardo Marcolino aos sintetizadores de Gabriel Aquino.

Destaco a faixa 'Armadillo Inc' que traz uma bela introdução de um simulador de piano elétrico, envolvido por uma agradável linha de baixo executada por Gabriel Souza, devidamente acompanhados pela potente bateria de Rafael Marcolino. A música me agradou pelo simples fato de que todos os instrumentos se encontram em perfeita harmonia, criando assim uma atmosfera mais progressiva na minha modesta opinião.

ACERVO ANXTRON
A banda tem como convidada especial a guitarrista israelense Nili Brosh, destilando toda sua técnica na faixa 'Talking Toy'. Brosh é figura conhecida na atual cena de Progressive Metal americano, onde já dividiu palco com nomes bem conhecidos desse estilo.

Jellyfish talvez seja o disco mais pesado do Anxtron, sem evidenciar muito o progressivo habitual mas ainda valendo a pena sua audição em alto volume por toda sua qualidade instrumental. Um verdadeiro presente aos admiradores do metal progressivo.

Certamente, essa foi umas das mais difíceis publicações de minha autoria por aqui. Trata-se de um disco extremamente técnico com nuances de difícil compreensão que fogem ao meu restrito e, muitas vezes, vago conhecimento musical. Não sou profissional no que se diz respeito a crítica musical e muito menos jornalística. Aqui está expressa apenas minha opinião com uma linguagem um tanto simplória, a fim de expor em palavras simples o meu ponto de vista sobre um trabalho vindo de uma banda a qual admiro há uns bons anos.

O disco completo pode ser encontrado em plataformas de streaming ou através do Youtube. Para aquisição de cópia física, basta entrar em contato com a banda através de seu site oficial.







TRACKS:

01. The Oasis 
02. Toca Do Lagarto 
03. Armadillo Inc. 
04. Pororoca 05:41
05. Igloo 

06. Talking Toy 
07. Furry Creatures From Alpha Centauri




Nenhum comentário:

Postar um comentário