terça-feira, 20 de janeiro de 2015

[DIVULGAÇÃO] BANDA ARCPELAGO - SHOW DIA 22 DE JANEIRO DE 2015 - RIO DE JANEIRO


A cidade do Rio de Janeiro sempre "respirou" o Rock Progressivo a ponto de ser considerada por mim como a capital desse gênero musical que, nos dias de hoje, tem recebido grandes nomes em eventos destinados única e exclusivamente em receber bandas de grande porte, dando ênfase também a bandas nacionais independentes. Por lá se vê muito desse tipo de banda, com gente de alto nível executando arranjos impecáveis.

Um exemplo disso é a banda Axtron, liderada pelo guitarrista Eduardo Marcolino, já publicada por aqui anteriormente, que possui músicos de extrema qualidade e chegaram a lançar um CD independente de alto nível técnico, com gravação impecável em estúdio.
Outro exemplo é a banda Únitri que une a musicalidade mineira, leia-se Clube da Esquina, com arranjos e belas letras, que se fundem a essência do progressivo sinfônico. 

Lançaram um belíssimo disco em 2010 ao qual o divulgarei muito em breve em uma próxima postagem.

Quando se fala de Rock Progressivo carioca sempre me vêm a cabeça queridas bandas como Quaterna Réquiem e Módulo 1000. Esta primeira, fez a proeza de relançar em altíssima qualidade seu segundo disco, Quasímodo, lançado originalmente em 1994 que acabou desaparecendo das prateleiras das lojas em poucos anos. 

Hoje, divulgo com muito orgulho o novo projeto liderado por um amigo querido e bem conhecido do público cativo do prog brasileiro. Arcpelago é banda liderada pelo tecladista Ronaldo Rodrigues também tocou no retorno do Módulo 1000, merecidamente convidado por outro querido amigo, Daniel Cardona, para liderar os teclados e excursionar por algumas cidades brasileiras. O mesmo aconteceu na última tour do guitarrista, Sérgio Hinds, onde ele foi convidado a executar ao vivo releituras de músicas pouco conhecidas do Terço.
Também possui um competente projeto com a banda trio Caravela Escarlate.

A banda Arcpelago toca na próxima quinta, 22/01, no Estúdio Eco Som em Botafogo. 
O local parece ser bem propício para shows nesse formato. Ambiente com capacitação de som em alta qualidade, fazendo com o que o espetáculo seja ainda mais intenso.
Segundo informações o evento terá seu início pontualmente as 18:00hrs com a abertura da banda Horizons, que nada mais é do que uma reencarnação do grupo Horizonte, formado na década de 70 no Rio. 


Para um maior e mais abrangente conhecimento, publico uma parte do release, gentilmente enviado para a divulgação do evento. 
 

"O grupo Arcpelago foi formado em 2012. Radicado em Niterói, RJ, desde 2009, o música na época envolvido com o grupo paulistano Massahara, procurava parceiros para desenvolver uma música progressiva que pudesse acolher as mais diversas vertentes do estilo - sinfônico, jazz-rock, experimental, space-rock, folk, etc. Depois de tentativas com diversos músicos, o projeto começa a tomar forma com o baterista Rafael Mello, batizado inicialmente de Aurah, nome sugerido por Rafael. A eles, junta-se o veterano baixista Jorge Carvalho, ex-Opus Quadrante, e forma-se o núcleo do que viria a ser o grupo Arcpelago. Posteriormente, Ronaldo convida o guitarrista Eduardo Marcolino, depois de conhecer o trabalho de seu outro grupo, a banda Anxtron. Por razões profissionais, o baterista Rafael Mello afasta-se da banda em 2013 e com o ingresso de um novo baterista, Lucas Santos, Ronaldo comenta que na época da escolha do nome, já tinha sugerido o nome "Arquipélago". O nome caiu no gosto dos outros integrantes e acabou rebatizando o conjunto, que depois de alguns debates, decidiu colocar a grafia diferenciada da palavra, mantendo sua sonoridade. Lucas Santos fez a primeira gravação com o conjunto, uma espécie de "demo", com uma composição do baixista Jorge Carvalho chamada "Distância entre um dia e outro". 

 
Contudo, a permanência de Lucas Santos no grupo foi breve, assim como a do baterista que o substituiu, Alexandre Costa. A formação do Arcpelago se estabilizou no início de 2014, com a entrada do baterista Renato Navega, ex-Mind the Gap. Com esta formação, o grupo fez um ensaio aberto em agosto de 2014, no estúdio Fórum, no Rio, e iniciou os preparativos para a gravação do primeiro disco, cujas sessões se iniciaram em novembro de 2014. A previsão de lançamento é para o primeiro semestre de 2015."
 
 
Formação:
Ronaldo Rodrigues - teclados, vocais
Jorge Carvalho - baixo
Renato Navega - bateria
Eduardo Marcolino - guitarras, violão
 
Aproveito e disponibilizo um video contendo uma gravação em estúdio da faixa "Cidade Solar".
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário