Originária de Berlim, esse obscuro registro é um daqueles segredos bem guardados da cena progressiva alemã dos anos 70. Pouco lembrada até mesmo por muitos entusiastas do gênero, a banda se destacava por uma sonoridade mais voltada ao hard rock, com guitarras pesadas, riffs marcantes e passagens quentes de Hammond — tudo isso embalado por um vocalista britânico de timbre forte e presença impressionante.
Seu único registro, Dirt Box, foi gravado em dezembro de 1971 e lançado no ano seguinte pelo selo BASF. O disco é um verdadeiro passeio por atmosferas densas e energéticas, que equilibram técnica, peso e melodias com grande competência.
Destaque especial para a terceira faixa, “Indian Summer”, uma verdadeira explosão de entrosamento e virtuosismo. Nela, fica clara a qualidade dos músicos envolvidos e o quanto a banda tinha a oferecer — se tivesse tido mais chances.
O álbum se encerra com uma surpreendente versão de “For No One”, clássico de Lennon e McCartney lançado no Revolver dos Beatles, em 1966. A releitura é respeitosa, mas ao mesmo tempo ousada, trazendo a identidade do Blackwater Park para uma composição que tende a ser melhor do que a original. Que me perdoem os fãs mais enérgicos do quarteto britânico.
Como tantas boas bandas da época, o BP teve uma trajetória curta, injustamente esquecida, que integra o seleto grupo dos chamados “one shot” — bandas que lançaram apenas um álbum e desapareceram.
Hoje, Dirt Box é item de desejo entre colecionadores, com edições originais sendo negociadas por valores altíssimos. Recentemente, vi um exemplar à venda por €450 em um renomado site especializado.
Felizmente, o sempre salvador selo Second Battle resgatou essa pérola do esquecimento com uma reedição em CD, possibilitando que o álbum finalmente receba o reconhecimento que merece — e continue alcançando novos ouvintes.
Sem dúvida, o Blackwater Park é uma das bandas mais subestimadas da década de 70, e que muito recomendo.
TRACKS:
1. Mental Block
2. Roundabout
3. One's Life
4. Indian Summer
5. Dirty Face
6. Rock Song
7. For Noone
Muchas gracias, apreciada amiga. Saludos.
ResponderExcluir