segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

[FLAC] PREMIATA FORNERIA MARCONI - PESCARA - 1975

 


"No final dos anos 60, a Itália experimentou uma onda de novas ideias e ideais que coincidiram com o nascimento da nova era musical. Não seria exagero afirmar que a década de 70 foi um divisor de águas na história do país. Embora seja lembrada como os anos do "boom econômico", foi apenas na década seguinte que a Itália fez a longa e difícil mudança de um país tradicional, relativamente pobre para uma sociedade ocidental totalmente desenvolvida. 

Uma olhada em qualquer cronograma para a Itália dos anos 70 mostrará uma incrível concentração de eventos que mudaram a estrutura da sociedade de forma irrevogável: leis e atos foram aprovados afetando os direitos dos trabalhadores, família e divórcio, direitos das mulheres e isenções culturais. Vale lembrar que se tratava de um país onde a presença física da Igreja Católica sempre foi impossível de ignorar, principalmente por causa de sua intervenção aberta nos assuntos políticos gerando a introdução a mudanças que afetara toda uma nação.

Os tempos turbulentos foram fundamentais a inúmeros músicos em busca de algo novo - alguma forma de comparar o clima político por meio da mídia artística - variando de estudantes de conservatório altamente aplicados a cantores e compositores locais. Esse espírito conseguiu cativar um país inteiro em poucos anos. Os jovens estavam inquietos, explodindo em um desejo ardente de mudar a atmosfera sóbria e sufocante da sociedade italiana a partir de um de seus símbolos, sua venerável e brilhante tradição musical.  A maioria dos músicos tinha tendências mais ou menos fortes para a esquerda, enquanto os poucos exemplos de bandas abertamente de direita nunca conseguiram sair da obscuridade ou ganhar mais do que seguidores estritamente cults.

 Influências psicodélicas e a incorporação da música erudita podem ter sido os mesmos degraus usados ​​pela maioria das outras cenas progressivas ao redor do globo durante o mesmo período, mas mesmo neste estágio embrionário havia um sopro de outra coisa no ar. No final dos anos 60, quando a cena beat já estava em declínio, várias bandas se formaram, algumas delas lançando singles (ou mesmo álbuns) que preenchiam a lacuna entre a batida, a música italiana convencional de fácil audição (Musica Leggera) e a novas influências vindas da Grã-Bretanha.

Um dos mais interessantes nomes vindos dessa terra foi a Premiata Forneria Marconi (PFM), banda progressiva de sucesso a qual alcançou maior notoriedade pelo mundo. Seu embrião foi a banda I Queli que se juntou a um dos maiores instrumentistas italianos, Mauro Pagani. 

Seu primeiro e brilhante álbum (lançado apenas na Itália) foi Storia di minuto (1972), que foi um sucesso imediato, seguido rapidamente por Per un Amico (1972), que expandiu sua influência para fora da Itália e por toda Europa. 

Nessa época, durante uma turnê, Greg Lake os ouviu e imediatamente os contratou para sua nova gravadora, a Manticore Records. Por causa dessa conexão, seu próximo álbum, Photos of Ghosts (1973) foi lançado em todo o mundo (com versões regravadas principalmente de músicas de seus álbuns anteriores) e, pela primeira vez, com letras em inglês (em uma tentativa de alcançar uma maior público). Curiosamente, em vez de apenas traduzir suas letras em italiano para o inglês, todas as novas letras foram escritas nada menos por Pete Sinfield, uma das cabeças pensantes do núcleo King Crimson. 

O álbum foi vendido em países de todo o mundo, incluindo os EUA. Eles seguiram esse sucesso com outro álbum italiano (L'isola di niente) seguido por uma versão em inglês, The World Became the World (1974), e então sua primeira turnê pelo os Estados Unidos.

 Os shows gravados dessa turnê se tornaram a base para um álbum ao vivo, Cook (1975). A banda também alcançou seu maior público naquele país quando apareceu no programa de TV The Midnight Special no início de 1975. Para seu próximo álbum, Chocolate Kings (1975), eles adicionaram um novo vocalista, Bernardo Lanzetti, e um som de rock mais pesado. Jet Lag (1977) foi seu último álbum com letras em inglês (assim como o último álbum lançado nos EUA) e mudou-se para uma pegada mais voltada para o Fusion".

O bootleg a seguir foi gravado em 02 de Agosto de 1975 no Centro Esportivo Le Naiaidi, situado na província de Pescara na Itália e conta com um setlist recheado de faixas importantes da carreira do PFM em lindas versões.

A gravação não está impecável e disponibilizo em FLAC para uma melhor apreciação.


Obs: As transcrições desse artigo tiveram como fonte o site Progarchives, sendo traduzidas e adaptadas por Luciana Aun.


TRACKS:

01. La Carrozza di Hans

02. Four Holes in the Ground

03.Il Banchetto

04. Dove ...Quando

05. Mussida solo - Dolcissima Maria

06. Mr. 9 till 5

07. Altaloma 5 till 9 - Violin solo - William Tell Ouverture

08. Di Cioccio solo


MEGA


Um comentário: