quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

[FLAC] BLODWYN PIG - Fillmore West - 1970

 


Blodwyn Pig foi uma das bandas mais obscuras da cena musical underground do final dos anos sessenta. O guitarrista Mick Abrahams esteve envolvido com vários projetos de R&B incluindo a The Hustlers  e em 1967, ele co-fundou o Jethro Tull junto com Ian Anderson, mas acabou saindo em novembro do ano seguinte, logo após o lançamento do álbum de estreia '' This Was ''. Após sua saída, Abrahams formou o Blodwyn Pig, nome incomum aparentemente cunhado por um amigo próximo. A formação original era composta por Abrahams (guitarra, voz), o gênio Jack Lancaster (saxofones, flauta, violino), Andy Pyle (baixo) e Ron Berg (bateria). 

A banda teve uma extensa atividade ao vivo que incluiu aparições nos festivais da Ilha de Wight e Reading Festival. Após gravar dois excelentes álbuns, as temidas diferenças musicais resultaram na saída de Abrahams da banda em setembro de 1970.

Os dois álbuns lançados pela formação original, ''Ahead Rings Out'' (1969) e ''Getting To This'' (1970), foram uma fusão de blues progressivo pesado e jazz, com metais e sopros de Lancaster fornecendo a maioria dos tons jazzistícos, entoados com muito peso. Lancaster foi influenciado, assim como Ian Anderson, pelo multi-instrumentista de jazz americano Rahsaan Roland Kirk. Lancaster frequentemente tocava duas trompas simultaneamente à maneira de seu ídolo, e quando combinado com o uso liberal de overdubs, o efeito geral soava como uma seção de metais ensurdecedores.

 O álbum de estreia (o melhor deles), com sua icônica capa, é geralmente considerado o mais jazzístico e progressivo dos dois álbuns. No entanto, '' Getting To This '' é talvez mais funky e inclui uma faixa (San Francisco Sketches) com várias partes que realmente mostram a musicalidade e a genialidade de Lancaster. 

Em resposta ao entusiasmo dos fãs, Abrahams reviveu a banda com uma formação diferente em 1987. Esta nova versão lançou dois álbuns nos anos noventa. Lancaster e Bunker formaram a eclética banda progressiva Aviator em 1978. Lancaster também trabalhou como produtor musical e músico/arranjador de sessão para artistas como Phil Collins, Brian Eno e Vangelis. Pyle tocou com encarnações posteriores de The Kinks e Wishbone Ash. 

Blodwyn Pig foi uma das bandas mais obscuras do cenário musical mas que, no entanto, deram uma contribuição valiosa para o desenvolvimento da música  progressiva. Sua mistura única de guitarra e metais, conduzida contra um pano de fundo de Heavy Prog, blues e jazz reúne uma força poderosa que deve agradar aos fãs dos primórdios do Jethro Tull,  Colosseum, dentre várias outras que seguem uma linha mais voltada para o fusion.

O bootleg disponibilizado, foi gravado em 03 de Agosto de 1970 no festival de Fillmore West em São Francisco. O registro conta, basicamente, com um resumo dos dois primeiros álbuns em excelentes versões ao vivo. O destaque vai para a faixa já citada, em uma versão eletrizante de 14 minutos. 

A qualidade do áudio encontra-se excelente e o mesmo foi disponibilizado em FLAC para uma melhor apreciação.


TRACKS:

01. It's Only Love

02. Ain't Ya Comin' Home Babe?

03. Dear Jill

04. Worry

05. San Francisco Sketches : 

a. Beach Scape

b. Fisherman's Wharf

c. Telegraph Hill

d. Close The Door, I'm Falling Out Of The Room

06. It's Only Love

07. Change Song

08. Cat's Squirrel

09. See My Way

10. Slow Down

11. Rock Me


MEGA


2 comentários: