domingo, 1 de agosto de 2021

[FLAC] U.K - The Sahara Of Snow - 1978

 


Costumo dizer que o U.K foi um dos últimos suspiros do nosso bom e velho rock progressivo que contava com nomes geniais e de muita importância para todo o êxito do gênero durante a década de 70. 

 A banda teve seu início em 1976 quando Wetton e Bruford se juntaram para gravar umas demos referentes a um álbum solo de Wetton que fracassou e nunca chegou a ser lançado. Empenhados por voltar aos estúdios e aos palcos, os dois resolvem procurar Fripp para uma possível volta do Crimson (em hiato na época), o "convite" não foi aceito e os dois partiram juntos para um projeto paralelo que acabou dando origem ao U.K.

O combinado era que cada um escolhesse um membro para dar o devido suporte nas guitarras e teclados. Wetton escolheu nada menos que Eddie Jobson (Jethro Tull, Curved Air, Zappa, Roxy Music) como tecladista e violinista, que por sinal, deu um diferencial absurdamente deslumbrante a banda. Já Bruford convidou o virtuoso  guitarrista Allan Holdsworth, figura de extrema importância quando o assunto é fusion. Chegou a tocar no ótimo disco Bundles do Soft Machine lançado em 75 e ainda fez parte do Gong por alguns anos antes de aceitar o convite de Bruford para integrar o U.K. Infelizmente, faleceu em 2017 aos 70 anos.

Em 78 a banda lança seu excelente álbum homônimo e sai em uma turnê de quatro longos meses pelos EUA. Acabada a turnê, Wetton despede Holdsworth por diferenças musicais e Bruford também acaba saindo por  ser um baterista mais voltado para o jazz/fusion e a proposta de Wetton para um novo álbum não o agradou.  

O U.K então passa a ser um trio composto pelo tão saudoso Wetton, Jobson e o grandioso baterista Terry Bozzio, fiel parceiro de Zappa nos anos 70. Em 79, lançam o ótimo Danger Money com uma nova roupagem e também muito bem aceito pelo público e crítica da época.

O registro disponibilizado hoje, foi gravado no El Mocambo, um bar localizado na cidade de Toronto em 27 de Junho de 1978.

Aqui encontramos em destaque faixas do primeiro trabalho da banda em versões com belos segmentos instrumentais dignos da grandiosidade de cada músico que compunha o U.K. É uma pena que essa formação específica tenha durado apenas um mísero ano.

A qualidade do áudio é impecável!


TRACKS:

01. Alaska 

02. Time To Kill 

03. The Sahara of Snow 

04. Carrying No Cross 

05. The Only Thing She Needs 

06. Thirty Years 

07. In The Dead of Night 

08. By The Light of Day 

09. Presto Vivace and Reprise 


MEGA


4 comentários:

  1. U.K. tem um trabalho maravilhoso, e mereceria mais reconhecimento no meio prog. Eddie Jobson é uma de minhas maiores influências, além de Emerson e Wakeman...

    ResponderExcluir
  2. Thank you - a fan of Eddie's work as well. Look for his album "Zinc" - its quite impressive.

    ResponderExcluir
  3. Banda muito boa mesmo. Giz uma composição intitulada Cliffs em homenagem a E. Jobson.

    ResponderExcluir