terça-feira, 14 de julho de 2020

[FLAC] MAGMA - Zombies In The Storm 1977



Magma foi formado na França no fim dos anos 60 com toda a excentricidade de seu líder e baterista gênio/lunático Christian Vander, que deu mais vida ao rock progressivo criando um sub-gênero próprio denominado por Zeuhl, que significa "celeste" no dialeto Kobaïan, linguagem também criada por Vander e exclusiva da banda, o que se tornou um ponto de extrema importância para todo o sucesso do Magma.

Kobaïa é um planeta situado em um universo paralelo com péssimas condições climáticas e com nativos determinados a germinar o mau. Com o planeta Terra em destruição, um grupo de pessoas se mudam para Kobaïa com o objetivo de arquitetar uma nova civilização mas os nativos Kobaïns acabam entrando em conflito com os terráqueos. Toda essa guerra é narrada ao decorrer da magnífica discografia da banda que também aborda temas como as divindades e crenças do planeta Kobaïa.

O som executado pela banda é de extrema criatividade e circundado por excelentes rodas de compasso com arranjos teatrais e guitarras pesadas e distorcidas. Efeitos medonhos de voz e os tambores de Vander também dão um certo destaque a toda discografia dessa banda que é considerada por mim como uma das mais criativas e inovadoras de todos os tempos, fora o experimentalismo e as técnicas de improvisação com batidas voltadas para o Jazz e desenvolvidos por pelo menos oito integrantes que fazem parte desse lindo e audacioso projeto.

Nesse bootleg, gravado na cidade francesa de Orleãns em 15 de Junho de 1977, encontramos algumas faixas que não se encaixam na discografia oficial da banda. O que se sabe é que nem tudo o que era criado por Vander e cia não era lançado oficialmente mas virava repertório de shows, exemplo disso são as faixas "Ptah" e "Hhai". 

Fora isso, encontramos uma interessante versão da faixa  "Zombies" intercalada em "Emëhntëhtt Rë II" com mais de 20 minutos de duração. Lembrando que esta última foi originalmente lançada em CD no ano de 2009 em quatro segmentos e se tornou um dos melhores registros oficiais desde seu surgimento no fim dos anos 60 (minha opinião). 
Quem esteve presente na única apresentação da banda em terras brasileiras, mais precisamente em São Paulo em Novembro de 2017, certamente se recordará da execução desta faixa intercalada no terceiro segmento que foi um dos grandes destaques da noite.

 Como é comum nos registros não-oficiais do Magma, encontramos também a execução na íntegra do álbum "Mëkanïk DëstruktÏw Kömmandöh", álbum este que pra mim é o mais criativo de toda a carreira desta que é uma das mais excêntricas e criativas bandas de toda a história musical.

A qualidade do arquivo disponibilizado é média porém, bastante aceitável por se tratar de um registro raro de se encontrar por aí. 



TRACKS: 

DISCO I:

01. Emëhntëhtt Rë (intro) 
02. Hhaï 
03. De Futura 
04. Zombies / Emëhntëhtt Rë II
05. Ptah (4:53)

DISCO II:

01. Morrison In The Storm 
02. Titilbon 
03. Mekanïk Destruktïw Kommandöh 
04. Troller Tanz 




Nenhum comentário:

Postar um comentário