sábado, 2 de maio de 2020

[FLAC] YES - Actuel Festival -1969


É sempre uma honra poder falar do início de carreira desta banda que se tornou um dos maiores pilares do Rock Progressivo de todos os tempos. Sua formação original foi fundamental para todo o crescimento da banda no decorrer de seus mais 50 anos de estrada (entre muitas idas e vindas), sempre nos presenteando com belos e clássicos discos. Um deles é seu trabalho de estreia "YES" lançado em 1969 que, certamente é um de meus favoritos.  

Nessa época a banda seguia uma linha menos progressiva e ainda estava em fase de desenvolvimento, dando menos ênfase aos fortes teclados de Kaye e destacando mais a destreza de Banks, na maioria das vezes, acompanhado de uma linda guitarra Rickenbacker. 

A banda ainda contava com o feeling jazzy de Bruford sempre acompanhado pelo também nervoso Rickenbacker de Squire, que dava um peso a mais ás belas composições escritas por seu líder maior e detentor da voz mais linda e marcante do progressivo, Jon Anderson.

Após as gravações do álbum Time And A Word de 1970, Peter Banks foi literalmente chutado da banda. Nessa época, o YES já estava com projetos mais voltados para o progressivo sinfônico e precisavam de um guitarrista com uma formação mais clássica, sendo Banks substituído por Steve Howe, que mudou por completo toda a roupagem do YES lançando em seguida um dos discos mais marcantes do progressivo,The YES Album.

Após sua saída, Banks deu continuidade a sua carreira de músico e em 1971 fundou a excelente banda Flash juntamente com Peter Barden (Camel). No ano seguinte, lança seu álbum homônimo com a participação especial de Tony Kaye nos teclados. O Flash seguia mais ou menos a mesma linha do primeiro disco do YES, com arranjos regados a fortes linhas de guitarra e belas passagens de Arp, piano elétrico e órgão. O Flash não durou muito tempo, lançou apenas três discos e a banda acabou se dissolvendo em 1973.

Banks ainda chegou a trabalhar em um projeto paralelo de Jan Akkerman (Focus) em 1972 e no ano seguinte lança seu primeiro e excelente trabalho solo intitulado por "Two Sides Of Peter Banks".

 O festival Amougies , também chamado de "Actuel Festival ", é um dos primeiros grandes festivais europeus de música. Foi organizado pelo selo francês Byg Actuel e patrocinado pela Actuel, a principal revista de cultura underground francesa da época. Ocorreu na vila de Amougies, na Bélgica, de 24 a 28 de outubro de 1969 , depois que o festival foi forçado a mudar de local várias vezes no tenso clima político que pairava pela Europa no fim da década de 60. 
 Músicos convidados incluíam Pink Floyd, Ten Years After , Zoo, Archie Shepp , The Nice , Art Ensemble of Chicago, YES, Gong, Soft Machine, Caravan, dentre muitos outros. Pierre Lattes e Frank Zappa eram os mestres de cerimônia do evento.

O bootleg a seguir conta com a apresentação do YES, em início de carreira, que ocorreu no quarto dia do festival na data de 27 de Outubro de 1969. 

As faixas contidas nesse registro são releituras de nomes como David Crosby, Stephen Stills, The Young Rascals e Richie Havens. Com exceção a 'Then', composta por Jon Anderson.

A qualidade não é das melhores mas, por se tratar de um registro extremamente raro, decidi publicá-lo assim mesmo pois sei que, algumas das poucas pessoas que passam por este espaço se divertem com esse tipo de gravação. 


TRACKS:

01. No Opportunity Necessary, No Expirience Needed
02. Tuning Problems
03. Then
04. It´s Love
05. Everydays
06. I See You
07. Something´s Coming

MEGA


Nenhum comentário:

Postar um comentário