domingo, 16 de junho de 2019

[FLAC] GROBSCHNITT - Oldenburg - 1975


Quem me conhece sabe que o Grobschnitt figura no topo da minha lista de bandas favoritas e foi quem me abriu as portas para o progressivo alemão como um todo. A razão deste modesto espaço ser recheado de dezenas de bandas alemãs das mais diversas vertentes, é por culpa deste excelente grupo que me fez aprofundar ainda mais pelo universo do progressivo vindo dos mais profusos cantos da Alemanha Ocidental.

Uma das melhores e mais criativas bandas da história, o Grobschnitt se consagrou especialmente pela excentricidade de suas melodias, letras um tanto tolas e geniais intrumentações. Alguns de seus discos são de complexa e difícil audição mas que possuem certa genialidade na grande maioria de suas inúmeras composições. 

Suas apresentações ao vivo giravam em torno de um espetáculo cênico, onde o grupo teatralizava todas as canções em uma exibição que mesclava circo, progressivo de muita qualidade, humor e crítica social. Os shows ultrapassavam cerca de três horas de duração com caixas em volumes um tanto tortuosos aos espectadores mais desavisados.  

O grande nome por trás de toda essa excentricidade é o baterista Joachim Heinz Ehrig, mais conhecido como Eroc que fundou e liderou a banda por mais de uma década. Dono de uma voz inconfundível e um exímio instrumentista, foi o maior responsável por todo o sucesso do Grobschnitt, além de possuir um trabalho solo impecável com discos lançados entres os anos de 1975 a 1987 que valem a pena conferir.

Com o passar dos anos, a banda lançou oficialmente diversos CDs dos inúmeros shows que fizeram por grande parte da Europa nos anos 70 e os disponibilizou em formato Boxset para venda livre. O registro que disponibilizo hoje é um bootleg (não-oficial) de uma pequena parte de uma apresentação realizada durante a tour do disco Jumbo, gravado oficialmente em duas versões no ano de 1975. Uma versão em alemão e a outra em inglês. O bootleg gira em torno do disco citado (versão em língua inglesa), acrescido de uma longa introdução e da faixa Der Westner, tocada apenas ao vivo. 

Essa apresentação foi gravada em 1975 na cidade de Oldenburg, com qualidade abaixo do desejado. Procuro manter sempre o alto nível dos bootlegs em termos de áudio por aqui mas como se trata de um registro raro, resolvi disponibilizá-lo no Progrockvintage para a apreciação de todos. 


TRACKS:

01. Introduction
02. Der Western
03. The Excursion Of Father Smith
04. The Clown
05. Sunny Sunday's Sunset 

MEGA

QUALQUER PROBLEMA COM O LINK, PEÇO QUE RELATEM NOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM.






Nenhum comentário:

Postar um comentário