quarta-feira, 12 de junho de 2019

[FLAC] GONG - Bremen 1974


O Gong teve seu início quando o saudoso Daevid Allen se mudou de Paris para a Inglaterra em 1961 onde alugou um quarto em uma pequena aldeia nas proximidades de Kent e conheceu lá o filho do proprietário da casa, nada menos que Robert Wyatt, na época com apenas 16 anos. Formaram então o Daevid Allen Trio que, mais tarde se juntaria aos remanescentes do Wilde Flowers (leia-se Kevin Ayers e Wyatt) e formariam o embrião do Soft Machine.

Após uma tour pela Europa, Allen tem problemas com seu visto e é impedido de entrar novamente na Inglaterra tendo assim que retornar a Paris. 

Chegando lá conheceu sua eterna musa e parceira Gilli Smyth, os dois formaram a primeira encarnação do Gong, que se desmanchou durante a Revolução Estudantil de 1968, quando Allen e Smyth foram obrigados a ir para Majorca, na Espanha. Lá eles conheceram o saxofonista Didier Malherbe, que morava em uma caverna na aldeia de Deya.

Durante esse período o cineasta Jerome La Perrousaz os convidou para voltar à França para gravar trilhas sonoras para seus filmes. Eles também conseguiram um contrato com a gravadora independente BYG, gravando os discos 'Magick Brother, Mystic Sister' e 'Bananmoon', este último um trabalho solo de Allen.


Em 1971, a banda decola com o lançamento do 'Camembert Electrique' que foi o primeiro álbum a retratar a mística história do personagem central, Zero The Hero incluindo os Pot Head Pixies do Planeta Gong e o Radio Gnome Invisible.


Entre os anos de 73 e 74 lançaram a trilogia Radio Gnome Invisible (Flying Teapot, Angels Egg, You) onde se continuava a saga de Zero The Hero. Todos os personagens,lugares e situações foram criados por Allen e Smyth durante muitas de suas viagens psicodélicas. 


Vale lembrar que esses três registros contam com a ilustre participação de Steve Hillage que, em minha modesta opinião, é um dos melhores guitarristas de todos os tempos e que muito contribuiu para o bom andamento do movimento Canterbury no começo dos anos 70. 

Outro nome que vale a pena ser citado é o de Tim Blake (Hawkwind), exímio tecladista que conduzia um VCS 3 como poucos, era capaz de fazer com que a timbragem desse poderoso sintetizador soasse ainda mais ácida e psicodelicamente absurda. 

O bootleg a seguir foi gravado logo após o lançamento do disco You (último volume da trilogia), na cidade de Bremen na Alemanha, em 04 de Novembro de 1974 e conta com um resumo altamente alucinante do que há de melhor na carreira dessa desenvolta banda. 

O registro foi retirado de uma rádio que captou o áudio da mesa de som e, posteriormente, foi transmitido pela mesma. Fico com a sensação de que não se trata da íntegra do show, apenas uma seleta escolha das faixas mais marcantes, além de uma seleção de músicas totalmente obscuras e desconhecidas por mim. 

Disponibilizado em FLAC para melhorar ainda mais a qualidade do áudio.


TRACKS:

01. Magick Mother Invocation / Master Builder
02. Perfect Mystery
03. Tropical Fish
04. I Never Glid Before
05. Sun Song (I Love It's Holy Mystery)
06. Flute Salad
07. Oily Way
08. Outer Temple 
09. Inner Temple 
    Gliss Gliss (Flying Teapot)
    A Sprinkling Of Clouds
10. You Can't Kill Me
11. On The Isle Of Everywhere
12. Get It Inner
13. Ya Never Blow Your Trip Forever
14. Why Don't You Try


MEGA

QUALQUER PROBLEMA COM O LINK, PEÇO QUE RELATEM NOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário