quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

CYKLUS - Planet of Two Suns - 1979


Antes de iniciar esta publicação, peço que não julguem o disco pela capa e que não o depreciem pelo seu ano de lançamento. 

Cyklus veio da Alemanha, em carreira meteórica lançando um único disco no fim dos anos 70 e desapareceu sem deixar pistas. A banda surgiu após a saída de dois membros da excelente e também alemã Aera, incluindo o tecladista Achim Gieseler e o baixista Matz Steinke.

Som instrumental em sua totalidade partindo para um fusion mais descontraído, intercalado a esporádicas atmosferas de certo peso. A cozinha baixo/bateria funciona em perfeita consonância, seguida por suntuosos solos de guitarra de muita criatividade e qualidade, em constantes variações harmônicas. 

A banda não é adepta a nenhum tipo de metal, não faz uso de sax ou flauta por exemplo. Confesso que na primeira audição, notei que os diferentes timbres de teclado soavam um pouco defasados, não se contrastando com o bom entrosamento entre os outros instrumentos. 

Após ouvir novamente na íntegra e com uma percepção menos crítica concluí que, fatalmente trata-se um registro do fim dos anos 70 onde os órgãos analógicos já estavam começando a ficar um tanto ultrapassados. O progressivo e o fusion já começavam a respirar novos ares e começaram a aderir aos instrumentos digitais. 

Contudo, o criativo Achim Gieseler, conseguiu de certa forma, amenizar essa 'transição', contribuindo de forma essencial para o bom andamento do disco. As duas últimas faixas são belíssimas e conduzidas por um denso simulador de piano que paga por todo o registro. Vale lembrar que esse mesmo músico, tocou em duas faixas do disco RA da banda Eloy em 1988.

O disco foi lançado pela extinta gravadora alemã, Erlkönig em 1979 e não foi relançado em CD até o presente momento. Consegui essa cópia através de contato com um senhor alemão que, com muito capricho, me enviou há alguns anos, algumas cópias em CD muito bem gravadas direto de raros discos de vinil. 

Fico aqui com a certeza de que esse é um registro que certamente irá agradar a maioria dos que passam por aqui. Apenas dê uma chance, sem pré-julgamentos...


TRACKS:

01. Airflow
02. Nito 
03. Planet Of Two Suns
04. Funky Depression 
05. Zeitblende 
06. Wolken 
07. Water And Sun 
08. Ocean's Gift 

MEGA

QUALQUER PROBLEMA COM O LINK, PEÇO QUE RELATEM NOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM.

5 comentários:

  1. I really got my hopes up for a second, thinking this would be a different rip to the one that has been shared on various blogs over the last few years - that rip is full of inexplicable gaps and jumps (does not appear to be LP skips, but rather, flaws in the digital copy). I started cleaning up the first track today and before long it was clear that this is the same faulty rip. I'm amazed that everyone else but me is able to listen through this and not notice anything wrong! It will be a joy if one day this is reissued, or if someone posts a different rip that is not full of holes. Thanks anyway.

    ResponderExcluir
  2. Olá !
    Muito obrigado pela postagem,som muito bom e concordo com o que você expressou sobre o álbum !

    ResponderExcluir