sábado, 17 de novembro de 2018

CARAVAN - Canterbury Comes To London - 1997


Há tempos estou devendo algum registro decente desta maravilhosa banda a todos. Foi difícil escolher apenas um disco para compartilhar em meio a centenas de belas apresentações executadas pela banda no decorrer de sua longa e brilhante carreira. 

Quando o Blogger excluiu o antigo endereço em 2010, resolvi não postar discos oficiais de bandas consideradas como medalhões para que eu tivesse um pouco de paz em relação a DMCA. Com a reformulação do PRV e o novo domínio, não tive mais problemas relacionados a essa maldita empresa mas procuro sempre ser cautelosa ao postar alguma coisa. 


Nesse momento, estou arriscando a minha pele ao postar esse disco em particular pois foi lançado oficialmente em 1999 pela Transatlantic Records e ainda consta em catálogo, disponível inclusive para venda. 

Falar do Caravan é bastante complicado pois se trata de uma banda muito querida por essa que vos fala. Posso dizer com toda certeza que muitas portas se abriram em relação ao meu modesto conhecimento musical depois que passei a conhecer a fundo a extensa discografia dessa banda que foi nada menos que a grande percursora do movimento Canterbury, juntamente com os meninos audaciosos do Soft Machine. Sem contar que ambas criaram um estilo próprio misturando de uma forma genial e bastante original o Jazz com o progressivo,  que revolucionou a cena britânica no começo dos anos 70 com o embrião The Wilde Flowers. Banda de curta carreira mas que foi de suma importância para o surgimento tanto do Caravan quanto do Soft Machine. 


Só para citar alguns dos membros que compunham o WF que ainda hoje estão na ativa e são idolatrados por muitos, inclusive por mim: Robert Wyatt, Hugh Hopper, Kevin Ayers, Richard Coughlan, além dos primos Dave e Richard Sinclair. 

Recomendo a todos a audição desse excelente disco do WF que é muito fácil de se encontrar por aí. Existem algumas dezenas de blogs que disponibilizam o link deste disco.Como o mesmo foi lançado oficialmente em 1994, não o disponibilizarei justamente para não criar mais problemas.

Voltando ao disco em questão...


Resolvi postar esse registro em particular por se tratar de uma gravação impecável com alguns belos clássicos que nunca faltaram durante as apresentações ao vivo do Caravan. Outro motivo é a presença de membros ilustres nessa provável reunião da banda que aconteceu no Astoria em Londres em 19 de Setembro de 1997. 
Não costumo citar o line up dos discos postados por aqui mas creio que este seja essencial ao conhecimento de todos. 

São eles:


- Doug Boyle ( excelente guitarrista que fez parte da banda de Robert Plant por alguns anos e passou a integrar o Caravan nos anos 90)

- Richard Coughlan ( baterista, membro fundador do Caravan)
- Pye Hastings ( guitarrista e portador de uma das mais belas vozes de todos os tempos)
- Jim Leverton ( baixista, tocou com Frank Miller em 1973 além de outras bandas pouco conhecidas nos anos 70)
- Geoffrey Richardson (exímio multi-instrumentista além de excelente flautista, tocou Murray Head ( leia-se Jesus Cristo Superstar) e participou de alguns projetos com Bob Geldof)

Nesse disco encontramos belas versões de faixas como "Nine Feet Underground" e "For Richard", além de alguns clássicos como "The Dog The Dog...", "Memory Lain" e "Headloss". O restante das faixas vem de um álbum muito bom chamado The Battle Of Hastings, lançado em 1995.


É sempre muito bom ver bandas como o Caravan na ativa até hoje. Eles passaram brevemente pelo Brasil em 2003 mas a divulgação foi tão péssima que nem fiquei sabendo. Fui tomar conhecimento dessa apresentação ocorrida no Rio somente um ano depois. Lamentável...


Assim como eu, muitos por aqui sonham com a vinda do Caravan ao Brasil...

Quem sabe um dia...



TRACKS:


1. Memory Lain, Hugh
2. Headloss
3. Nine Feet Underground
4. The Dog, the Dog, He's at It Again
5. Cold as Ice
6. Somewhere in Your Heart
7. I Know Why You're Laughing
8. Liar
9. For Richard
10. Golf Girl 



YANDEX

MEGA

QUALQUER PROBLEMA COM O LINK, PEÇO QUE RELATEM NOS COMENTÁRIOS DA POSTAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário