sábado, 4 de fevereiro de 2017

MADISON DYKE - Zeitmaschine - 1977


O Madison Dyke foi uma banda corajosa para a época, raros eram os bons discos de progressivo sinfônico lançados após 1975 tanto na Alemanha como em toda a Europa. O gênero não era mais o mesmo mas a banda conseguiu fazer um trabalho de excelente qualidade técnica regado a belas melodias e harmonias um tanto criativas. 

Creio que não existam rótulos para essa excelente e esquecida banda vinda de terras germânicas que consegue fazer com que o progressivo sinfônico se harmonize a uma atmosfera um pouco mais voltada para o Space Rock passando pelo experimentalismo que ronda o Krautrock. 

As belíssimas passagens de flauta nos remete claramente a fase primórdia do Genesis passando pela criatividade e a bela harmonia do Jane.

A introdução é um pouco lenta mas após algum tempinho a atmosfera criada por um belo Mellotron se mistura a outros teclados, variando entre fortes riffs de guitarra a um ambiente mais sereno muitas vezes com pouca transição mas ainda sim soando bastante natural.


Destaque para segunda faixa que faz um som mais acústico voltado para belos solos de violão, lindas passagens de flauta e ainda, um vocal delicado e cativante fazendo com que a melodia soe um tanto sútil. 


Pouco se sabe sobre esta maravilhosa e eclética banda, esse foi seu único disco lançado e esquecido pelo tempo mas, eis que em 2004, o selo Garden Of Delights remasterizou as fitas originais e lançou o mesmo em CD com duas faixas bônus. 

O que se sabe sobre seus membros é quase nada. Somente o excelente tecladista Jürgen Baumann foi um dos fundadores da banda Firehorse que se dissolveu em 1980 após o lançamento de seu único registro. Fato um tanto comum para bandas vindas da Alemanha...



TRACKS:

1. First Step
2. Cooking Time Of An egg
3. Next Conceptions
4. Zeitmaschine 

5. Walkin´ (bonus)
6. Dice-Box (bonus)



YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário