domingo, 12 de fevereiro de 2017

GLEEMEN - Gleemen - 1970


Hoje me abstive em postar mais um disco de progressivo e parti para uma postagem mais sólida, onde pesadas guitarras se destacam em todo o seu decorrer.

O Gleemen foi uma banda italiana criada por volta de 1965 em Genova que tocava em alguns festivais fazendo covers de Beatles e Stones em versões diversificadas. Em 1970 resolveram lançar seu álbum homônimo liderado por uma figura bastante conhecida no progressivo italiano, Pier Nicolò "Bambi" Fossati, tremendo guitarrista e fã incondicional de Hendrix. Fossati além de ser um talentoso guitarrista e possuir uma voz maravilhosa, já dividiu os palcos com o Van Der Graaf, Santana e Uriah Heep.


Na verdade, o Gleemen é nada menos que o embrião da excelente banda Garybaldi criada no mesmo ano do lançamento desse disco e contava com a mesma formação mas com uma roupagem mais progressiva em suas composições. Isso fez com que o Garybaldi se tornasse uma das mais importantes bandas da cena italiana no começo dos anos 70.

Esse disco em questão é bastante típico ao que estamos acostumados quando se trata dos anos 60, guitarras um tanto estridentes, com fortes influências ao mestre Hendrix duelando a maravilhosas e enérgicas passagens de Hammond, criando uma atmosfera pra lá de psicodélica. Sem contar com a proeza do baterista em conduzir a banda com perfeição.


Destaque absoluto para a faixa "Dei O Confusione" que traz excelentes passagens de guitarra acompanhada pela bela voz de Fossati e um Hammond com um timbre um tanto diferente mas maravilhoso!


Eis uma audição bem atípica ao que estamos acostumados quando se trata de prog/rock italiano e tenho certeza de que todos irão se surpreender com esse disco inovador para a época e que beira a perfeição quando o assunto é rock psicodélico.




TRACKS:

1. Farfalle Senza Pois  
2. Shilaila Dea Dell'amore  
3. Spirit  
4. Chi Sei Tu, Uomo  
5. Un'amico   
6. Bha-Tha-Hella   
7. Clakson 
8. Dei O Confusione   
9. Induzione (Parte 1 e 2)  
10. Divertimento 


YANDEX

Um comentário: