quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

[DIVULGAÇÃO] BRASIL PROG FESTIVAL - SÃO PAULO - 17 a 19 de Fevereiro




Chegou a vez de São Paulo na realização de um importante e promissor festival de Rock Progressivo em âmbito nacional que já tem data marcada para os dias 17, 18 e 19 de Fevereiro.

O local não poderia ser mais perfeito para apresentações desse nível. A sala Adoniram Barbosa no Centro Cultural São Paulo é fantástica e surpreende no quesito acústica e qualidade de som.

Confira abaixo o texto disponibilizado pela produção na página oficial do evento no Facebook.




IMPERDÍVEL!



 "O Brasil Prog Festival é um festival de música voltado ao rock progressivo, estilo que é constituído de músicas longas ou curtas demais, contrariando os padrões das rádios comerciais. Com harmonias complexas, o estilo queria quebrar as delimitações impostas pelo rock tradicional de 1960. As marcações de tempo eram variáveis e inusitadas, os instrumentos atípicos no conceito “rocker”, antes baseado no trio “guitarra, baixo e bateria, e letras exploravam a filosofia, a literatura clássica, a fantasia, a ficção científica, a mitologia greco-romana, as religiões e o autoconhecimento.

Destacaram-se no estilo: Pink Floyd, Yes, Genesis, ELP, Rush, Camel, Renaissance, Jethro Tull. No Brasil, o estilo cresceu em meio à onda do tropicalismo. Foram representantes do estilo os grupos Casa das Máquinas, O Terço, Os Mutantes, Apokalypsis, Som Imaginário, Quaterna Réquiem, Sagrado Coração da Terra, Tempus Fugit, Recordando o Vale das Maçãs, Módulo 1000, Bacamarte e Violeta de Outono, entre outras.


Para participar desta primeira edição teremos a participação das bandas/projetos:


17/02/2017 – 19 hs -Sérgio Hinds & César de Mercês Tocam O Terço Lado B


O espetáculo “Sérgio Hinds & César de Mercês tocam: O Terço Lado B” foi criado com a intenção de mostrar ao grande público canções não tocadas ao vivo há mais de 30 anos e outras que não fazem parte do setlist atual da banda O Terço, como “Lagoa das Lontras”, “Adormeceu”, “Deus”, “Gente do Interior”, “Mudança de Tempo”, “Blues do Adeus”, “No Edifício da Avenida Central”. Destaque para a complexa e aclamada a obra “Amanhecer Total”, composta por seis movimentos.
Além do seu inestimável valor histórico e musical, as músicas foram selecionadas com base nos inúmeros pedidos feitos pelos fãs durante os últimos shows e, também, através de pesquisa realizada no Facebook. Os arranjos reproduzirão fielmente as gravações originais dos discos, lançados entre 1970 e 1978. Haverá também uma homenagem ao músico e cantor Jorge Amiden, um dos fundadores do O Terço, que faleceu recentemente. Completarão o set algumas das clássicas músicas do O Terço tradicional, tais como “Hey Amigo” e “1974”.
A apresentação contará com dois membros da formação atual do O Terço, o guitarrista e vocalista Sérgio Hinds e o baterista Fred Barley e com César de Mercês que foi integrante da banda.

18/02/2017-19 hs Bombay Groovy e Monstro Amigo


Encontro de duas das melhores bandas na nova geração do Progressivo brasileiro.
 

Bombay Groovy

No verão de 2012, DANNIEL COSTA, músico que já atuou como sitarista para nomes importantes da cena psicodélica nacional, resolveu rumar para o contrabaixo. Nesse ínterim, conheceu ROD BOURGANOS, multi-instrumentista que fazia aulas de sitar indiano com seu mesmo mestre e trazia peculiaridades como o instrumento russo, theremin.
Nascia então a ideia da BOMBAY GROOVY, que começou a se concretizar pouco tempo depois com a chegada do baterista LEO COSTA. Sua afinidade com percussões étnicas também incrementou o estilo particular e visceral do grupo. Para completar a demanda por harmonia e maior variedade de timbres, JIMMY PAPPON, pianista prodígio que participa do tributo ao Frank Zappa, Let’s Zappalin’, assume o posto do órgão Hammond.
A formação instrumental inusitada, com o som do sitar indiano, o timbre versátil do Hammond e a “cozinha” nervosa, revela uma banda repleta de psicodelismo, exotismo e groove. A presença constante do sitar é um elemento decisivo para o som do grupo e revela seu envolvimento com a música oriental que, com BOMBAY GROOVY, chega revisitada. ROD BOURGANOS, que teve aulas no Oriente com o Guru Chandranath Battacharya, toca o instrumento em pé, como se fosse uma guitarra elétrica, transgredindo assim dogmas da cultura indiana ao abandonar a postura de lótus.

Monstro Amigo


O trio paulistano Monstro Amigo foi fundado no espólio de duas bandas da capital chuvosa: O baixista Leonardo Cangellar veio da extinta Baratas Organolóides da Bolha do Rock, o baterista (Danilo Frizza) e o tecladista (Lukas Pessoa) da também extinta Piso Baixo Central. Em Dezembro de 2013 iniciaram seus ensaios e composições, pisando pela primeira vez nos palcos em Março de 2014, estreando sete composições num festival realizado na casa de shows Gillan’s Inn.
 

19/02/2017 - 18 hs – Violeta de Outono

A banda Violeta de Outono foi formada em 1984 em São Paulo, por Fabio Golfetti, Angelo Pastorello e Claudio Souza, moldando sua própria sonoridade ao misturar as tendências correntes na época com a psicodelia de Pink Floyd/Beatles, e rapidamente ganhou a atenção de público e mídia. Ao longo de quase 30 anos de estrada, a banda se manteve paralela ao mainstream, obtendo uma reputação cult e projeção internacional. Seu primeiro LP, homônimo, de 1987, marcado por uma psicodelia envolta em sombras, conseguiu a proeza de angariar fãs de rock progressivo e dos estilos pós-punk e dark/gótico.
Muitos anos e álbuns depois, o Violeta de Outono lançou em 2007 o "Volume 7”, um novo marco para o som do grupo, se aproximando mais do rock-jazz e instrumental. Também desse período é o DVD “Seventh Brings Return - A Tribute to Syd Barrett”, lançado na Inglaterra pelo selo Voiceprint.

O fundador do Violeta de Outono, Fabio Golfetti, é atualmente o guitarrista da lendária banda psicodélica inglesa GONG, criada em 1969 por Daevid Allen. Fabio tem excursionado por Reino Unido, Europa e Japão com o GONG desde 2012, e gravou com eles o álbum “I See You”, lançado em 2014. Em setembro deste ano, foi lançado também o novo álbum do GONG, intitulado "Rejoice! I'm Dead!", dedicado a Daevid Allen, falecido no ano passado. A formação atual conta com Fabio Golfetti (guitarra & vocal), Gabriel Costa (baixo), José Luiz Dinola (bateria) e Fernando Cardoso (órgão, piano & synth)."



Serviço:
Sala Adoniran Barbosa
lotação: 622 lugares
Ingresso R$ 20,00
Meia R$ 10,00
https://www.ingressorapido.com.br/
Dias 17 e 18 às 19hs
Dia 10 às 18hs





Nenhum comentário:

Postar um comentário