sábado, 7 de janeiro de 2017

[DIVULGAÇÃO] BANDA VITRAL - RIO DE JANEIRO

ACERVO VITRAL

O Progrockvintage teve a honra de ser escolhido como um dos colaboradores para divulgar o tão esperado retorno da banda carioca Vitral aos estúdios e, futuramente aos palcos. Por enquanto temos poucas informações sobre o andamento deste retorno mas, ao que tudo indica, vem coisa muito boa por aí. 

Os músicos se encontram em estúdio para intensos ensaios e criação de futuras composições. Foi publicado recentemente, um pequeno teaser de apenas três minutos, apenas como uma amostra do que a banda se propõe a fazer. Esse vídeo teve milhares de visualizações em poucos dias e está atiçando muito a curiosidade do ouvinte que aprecia o gênero e exige boa qualidade. 
A banda se reformula e vem com uma segunda formação, diríamos de peso. Nomes já bastante conhecidos vindos de bandas renomadas do Rio e alguns artistas de carreira solo que decidiram abraçar esse projeto como uma forma de acrescentar suas particularidades e muita qualidade técnica a uma banda que tem tudo para fazer história no progressivo nacional. 

Tomei a liberdade de repassar aqui um texto escrito pela própria banda explicando melhor a sua história e suas propostas. O Progrockvintage será uma das ferramentas de divulgação da banda Vitral e tem como objetivo presentear o leitor com todo e qualquer material lançado pela banda no decorrer do tempo. 


ACERVO VITRAL


TEXTO: BANDA VITRAL


"Claudio Dantas - bateria e percussão
Eduardo Aguillar - baixo e teclados
Luiz Zamith - guitarra e violão
Marcus Moura - flautas, teclados e acordeão
Patrick Wichrowski - teclados


VITRAL é uma banda de rock progressivo instrumental formada no Rio de Janeiro no início dos anos 80 pelos músicos:

Alex Benigno - guitarra e teclados.
Claudio Dantas - bateria e percussão.
Eduardo Aguillar - baixo, teclados e guitarra.
Elisa Wiermann - teclados.
Luis Bahia - guitarra e baixo.


O grupo ficou aproximadamente dois anos em atividade e pouquíssimos registros existem da época. Mas, graças à algumas partituras, raras fotos e fitas cassete com gravações domésticas encontradas por Eduardo Aguillar em seu velho arquivo, surgiu a ideia de produzir um álbum com músicas compostas para a banda.

O que a princípio seria um trabalho solo se transformou na proposta de unir os antigos integrantes para participarem do projeto, proposta imediatamente abraçada por Claudio Dantas. Partiram então para as gravações de teclados, baixo e bateria. Os resultados começaram a surgir e as velhas músicas brotavam das cinzas.

Foi quando Claudio propôs o desafio de relançar a banda para shows e novas produções. Chegava a hora de reconstruir o grupo com novas ideias, experiências e inspirações para, inclusive, concluírem as gravações do que agora já tomava forma de álbum.

Enfim, quase um ano após a revirada dos velhos arquivos, hoje o VITRAL está de volta e é formado por músicos que, além de participarem de outras bandas e/ou realizarem seus trabalhos solos, resolveram também fazer parte dessa nova história do rock progressivo nacional.

O álbum está em fase final de produção, incluirá uma suíte com 52 minutos de duração, o que será um desafio nas execuções ao vivo, e contará com a arte de Claudio Dantas na realização da capa.

Os shows terão também a apresentação dos trabalhos solos dos integrantes, o que promete ser um grande mosaico progressivo. Ou, melhor... Um verdadeiro VITRAL progressivo!

Agora é aguardar. Mais parceiros estão chegando e se envolvendo no que, sem dúvida, será um belo lançamento. Certamente essa turma ainda vai aparecer por aí com muitas novidades."

 


Um comentário: