sábado, 21 de março de 2015

PHOLAS DACTYLUS - Concerto Delle Menti - 1973




Diferente de tudo que já ouvimos, o Phollas Dactylus é mais uma das incríveis bandas vindas de Milão composta por um estilo muito corajoso tentando combinar o que há de mais belo no progressivo italiano com citações poéticas. Isso mesmo, o disco gira em torno de belas e criativas passagens de prog sinfônico instrumental com longos poemas narrados pela belíssima voz de Paolo Carelli.

O disco é composto de apenas uma faixa com mais ou menos uma hora de duração, dividida nos dois lados do vinil. Em muitas partes, o narrador se cala e a banda mostra toda sua capacidade com ótimas passagens de teclados executados, na maioria das vezes, simultaneamente por uma dupla de tecladistas de excelente qualidade técnica que, nos remete a fase áurea das mais importantes bandas da cena italiana no começo dos anos 70.

A banda conseguiu notória percepção de público se apresentando em diversos festivais e em 1973, assina contrato com o selo Magma (que pertencia a Vittorio De Scalzzi, fundador do New Trolls) para o lançamento de seu único e indispensável registro.
Infelizmente, a banda se desfez após o lançamento deste e o que se sabe até hoje, é que nenhum de seus membros continuaram suas carreiras como músicos profissionais. Pena!


Antes de fechar essa postagem, devo confessar que esse disco é de difícil digestão nas primeiras audições mas com o passar o tempo, nota-se a beleza de sua instrumentação mesclada a uma narrativa bastante incomum no meio progressivo.

TRACKS:

1. Concerto Delle Menti - Parte 1 
2. Concerto Delle Menti - Parte 2 


2 comentários:

  1. Oi Luciana, ótima postagem.

    Poderia adicionar meu blog na sua lista? O seu já está "linkado":
    http://rocknrollperolas.blogspot.com.br/

    Muito obrigado, sucesso!

    ResponderExcluir