terça-feira, 23 de dezembro de 2014

NIGHT SUN - Mournin - 1972


Impressionante como o progressivo alemão tem, cada vez mais, a capacidade de me surpreender a cada descoberta. Essa banda de carreira relâmpago criada em 1971, lançou apenas esse magnífico trabalho lançado no ano seguinte, intitulado por Mournin.

Seu som, na maioria das vezes, não segue bem a linha progressiva a qual estamos acostumados, aqui encontramos uma enfática junção entres os fortes solos de Hammond mesclados a pesados solos de guitarra, acompanhado de um lindo vocal cantado em inglês, que chega a beirar uma atmosfera mais melódica. Influências de bandas como Sabbath e Deep Purple são notórias em seu decorrer, cansando um pouco á primeira audição.

Não costumo postar discos que fogem da proposta do PRV mas considero, pessoalmente, este como um disco de Rock Progressivo de extrema qualidade. Muitos dizem que a banda segue a linha do Hard Rock mas discordo em algumas partes. A exemplo disso temos a faixa "Come Down", que prova nas entrelinhas, que a veia progressiva existe como nunca em cada um de seus membros. 

O excelente tecladista e multi-instrumentista Knut Rossler, era integrante de uma banda de Jazz nos anos 60 chamada Take Five, juntamente com outros integrantes do que mais tarde seria o Kin Ping Meh. Em 1973, o baixista e vocalista Bruno Schaab grava o  excelente disco homônimo do Guru Guru juntamente com lendas do Krautrock como Cony Plank e Alex Genrich. 

Mournin foi originalmente lançado em 1972 pelo selo Zebra ao qual a Polydor era sua detentora. Em 1997, o selo alemão Second Battle relança o álbum em CD no formato Digipak.  

Devo alertar que no princípio esse foi um disco de difícil digestão, com exceção a faixa "Come Down", que faz valer a pena todo o registro. Peço que uma chance seja dada ao disco pois pelo menos quem não considerá-lo progressivo, certamente terá uma bela obra de Hard Rock alemão setentista nas mãos. 




TRACKS:

1. Plastic Shotgun
2. Crazy Woman
3. Got A Bone Of My Own
4. Slush Pan Man
5. Living With The Dying
6. Come Down
7. Blind
8. Nightmare

9. Don't Start Flying 





YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário