terça-feira, 30 de junho de 2020

GENESIS - Hammersmith Odeon - 1976



A era pós-Gabriel no Genesis, trouxe mudanças significativas no que diz respeito a qualidade 'progressiva' dos discos lançados após o brilhante The Lamb Lies Down on Broadway em 1975. Particularmente, a 'nova' fase que se iniciou na segunda metade da década de setenta até sua última reunião em 2007, nunca me encheu os olhos.

Porém, devo admitir que, com o passar dos anos, consegui digerir os discos 'A Trick of The Tail'  e Wind & Wuthering que se tornaram uma grata surpresa em termos de regularidade e proporções instrumentais, bem nivelado a qualidade com que a banda executava nos seus cinco primeiros registros (69-75). Maturidade é tudo, senhores!

Um outro fator relevante ao declínio progressivo do Genesis, foi a saída de Hackett logo após o encerramento da turnê do disco Wind & Wuthering. Turnê esta, que também passou pelo Brasil em três capitais, meses depois da apresentação do registro em questão. Os vocais praticados por Collins nesse registro em particular, são de bom nível e com a incrível habilidade em dividir as baquetas com as complexas letras do Genesis, além de ter o apoio de Chester Tompson durante toda a execução dos shows. Não é segredo pra ninguém que nunca fui fã assídua deste nobre baterista porém, reconheço suas características como um exímio músico mas que pouco me emociona com seus atributos vocais. (Não me joguem pedras!)

O registro a seguir representa uma aparição histórica no programa de rádio americano King Biscuit Flower Hour, marcando a primeira vez que a banda foi ouvida em uma transmissão nacional com sua nova formação, após a saída de Gabriel. 

Gravado durante a tour do 'A Trick Of The Tail' no Hammersmith Odeon em Londres, na data de 10 de Junho de 1976, essa apresentação marca uma das últimas aparições de Bill Brufford como baterista oficial do Genesis, sendo logo substituído por Chester Thompson. 

As faixas mesclam entre a divulgação do disco em questão com alguns dos maiores clássicos da época, incluindo uma bela versão de White Mountain do álbum Trespass (1970) que não ficou nada mal na voz de Collins. Essa faixa, até onde sei, nunca foi executada ao vivo pelo Genesis na era Gabriel. 

Eis um registro bastante interessante e de boa qualidade que, ao longo dos anos, se tornou um clássico para os fãs desta que é uma das maiores bandas de todos os tempos. 

Disponibilizado em FLAC para uma melhor apreciação.


TRACKS:

DISCO I:

01. Dance On A Volcano
02. The Lamb Lies Down on Broadway 
03. Fly On A Windshield 
04. Carpet Crawlers 
05. The Cinema Show 
06. Robbery Assault and Battery 
07. White Mountain 
08. Firth of Fifth 
09. Entangled 
10. Squonk 

DISCO II:

01. Intro
02. Supper's Ready 
03. I Know What I Like 
04. Los Endos 
05. It/Watcher Of The Skies 

2 comentários:

  1. Tudo muito bom...como sempre! Digo isto porque acompanho o seu blog já desde de 2009('por aí')...!Parabéns pela pesquisa e trabalho! Muito obrigado e um bom sábado, Luciana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dan! Fico feliz em saber que tem me acompanhado por todos esses anos.

      Excluir