domingo, 26 de abril de 2020

CARAVAN - Green Bottles for Marjorie - 2002


O Caravan foi formado em 1968 a partir da dissolução do Wilde Flowers, depois que Robert Wyatt e Hugh Hopper se uniram para formar o Soft Machine. A formação original consistia nos primos David e Richard Sinclair (teclados e baixo respectivamente), os irmãos Jimmy e Pye Hastings (guitarra e sopros respectivamente) e o saudoso Richard Coghlan (bateria), que permaneceu na banda até a sua morte em 2013.

Em seu primeiro álbum lançado já em 68, eles ainda estavam encontrando sua identidade na cena emergente do Rock Progressivo mas, em seu segundo trabalho (estreantes no selo Decca), 'If I Could Do All Over Again, I´d Do It All Over You' (1970), eles estabeleceram seu som e estilo próprios, uma mesclagem de pop, folk e explorações baseadas no jazz. Seu próximo e mais icônico disco, 'In the Land of Grey and Pink' (1971), tornou-se o mais aclamado pela crítica, mas encontrou certa dificuldade comercial em meio a tantos nomes do gênero que já haviam alcançado um enorme sucesso em terras inglesas.

 Frustrado com a falta de retorno, Dave Sinclair deixa a banda para se juntar a Robert Wyatt em seu novo projeto, o que viria a se tornar o Matching Mole (nada comercial). Com isso, o Caravan conta com Steve Miller para seu próximo álbum, 'Waterloo Lily' (1972), que os levou em uma direção mais sombria e de pouco retorno. Contudo, o estilo jazz/blues mais direto de Miller se chocou com o resto da banda e ele logo saiu.

Já no ano seguinte, Dave retorna a banda, já que sua passagem pelo Matching Mole não durou muito e encontra Richard de saída para fundar o genial Hatfield and The North. Para a gravação de 'For Girls Who Grow Plump in the Night', entra o guitarrista e multi-instrumentista, Geoffrey Richardson que permance até os dias atuais.  

 Embora ganhando notoriedade, a banda nunca conseguiu alcançar o sucesso que merecia. A fim de reverter tal situação, saem em uma longa turnê para os EUA no ano de 74. Após o relevante sucesso obtido na América, partiram logo para a gravação de 'Cunning Stunts' (1975) e finalmente a banda foi reconhecida pelos principais meios de comunicação do Reino Unido e EUA. 

Logo após seu lançamento, Dave Sinclair saiu em definitivo e os álbuns posteriores, 'Blind Dog At St. Dunstans' (1976) e 'Better By Far (1977)', não conseguiram expandir o sucesso do disco anterior e a banda deu uma pausa. Um renascimento nos anos 80, resultou em alguns álbuns subseqüentes, mas não conseguiu igualar toda a produção dos anos anteriores. Mas, como parece ser o padrão, a formação original se reuniu para um evento em 1990 que reacendeu o interesse que se converteu em uma nova  turnê. 

O Caravan ainda se encontra na ativa e chegou a lançar uma coletânea em 2014 intitulada por 'The Back Catalogue Songs'.

O registro a seguir é um bootleg oficial lançado em 2002 de qualidade bastante razoável no que se refere ao áudio como um todo. 

Consiste em material registrado pela BBC entre Dezembro de 1968 e Abril de 1972, abrangendo os três primeiros álbuns de estúdio do Caravan.

Minha insistência em publica-lo se deve pelo fato de conter gravações da primeira e brilhante fase da banda, sendo seu disco homônimo de 1968 o melhor deles na minha opinião.

Outra razão é a inclusão de duas releituras da faixa Feelin' Reelin' Squealin' do Soft Machine, lançado em 1967 em forma de single (Love Makes Sweet Music), onde o monstro Kevin Ayers liderava os vocais na época.

Repito que esse registro não possui boa qualidade de áudio sendo dedicado exclusivamente aos colecionadores e intusiastas desse tipo de gravação.


TRACKS:

1. Green Bottles For Marjorie*
2. Place Of My Own*
3. Feelin' Reelin' Squealin'*
4. Ride*
5. Nine Feet Underground**
6. In The Land Of The Grey and Pink**
7. Feelin' Reelin' Squealin'**
8. The Love In Your Eye***

* Top Gear Sessions - 31 de Dezembro de 1968
** Radio One in Concert - 16 de Maio de 1971
*** John Peel Session - 11 de Abril de 1972

MEGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário