quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SUPERSISTER - Dordrecht - 1970

 Criada na Holanda pelo ótimo tecladista  Robert Jan Stips em 1970, o Supersister é uma banda holandesa de carreira relativamente curta e que fazia um som mais voltado para as raízes de Canterburry mas sem pertencer ao movimento criado no fim dos anos 60. 

Seus arranjos eram, de certa forma, muito parecidos com a proposta do começo da trajetória de bandas como Caravan e Soft Machine. Inclusive a voz de Stips tem uma semelhança incrível com a suave e linda voz de Pie Hastings.  

Sem contar que o disco apresenta solos maravilhosos de Hammond em seu decorrer nos remetendo muitas vezes ao que o Soft Machine se propunha a fazer quando tudo começou . A semelhança de timbres e certos arranjos, também chega a ser um tanto assustadora. 
Será isso coincidência demais ou o Supersister era fortemente influenciado por essa turma de Canterbury?

Vale destacar a abundância dos instrumentos de sopro mesclados a poderosos riffs de guitarra acompanhados ao fundo pelo poderoso Hammond de Stips. 
Os solos de flauta valem por todo o registro, de extremo bom gosto e executados na hora certa. 

Neste excelente bootleg gravado em 21 de Junho de 1970 na cidade holandesa de Dordrecht,  encontramos basicamente 75% das faixas do primeiro e excelente disco Present For Nancy lançado em 1970, disco este que contém uma roupagem mais voltada para o progressivo sinfônico. 
Nos outros dois registros lançados pela banda entre 1971 e 1974, encontramos um som mais pesado e certamente mais voltado para o fusion. Vale a pena dar uma conferida nesses trabalhos. 

O destaque maior desse disco é uma faixa que não encontramos nos registros oficiais. Trata-se de uma bela improvisação de quase 20 min de deixar até os fãs mais intelectuais e chatos do progressivo de queixo caído...

A qualidade do áudio se encontra impecável, totalmente limpa e de acordo com as exigências de quem ronda por aqui e ainda reclama da qualidade dos discos. Portanto, um registro ao vivo decente!



TRACKS:


01 - Memories Are New (incl. She Was Naked)
02 - Mexico
03 - 11-8 -> Dreaming Wheelwhile
04 - Unknown Instrumental
05 - Wow
06 - Metamorphosis -> Eight Miles High


Nenhum comentário:

Postar um comentário