sábado, 24 de maio de 2014

GRYPHON - Ethelion - 74/75


É meio complicado falar dessa banda relativamente de curta carreira (infelizmente) mas que marcou o progressivo britânico com toda sua criatividade e instrumentação impecáveis durante os anos 70. 

O Gryphon foi formado em 1973 por dois músicos multi instrumentistas (Richard Harvey e Brian Gulland), recém formados pela Royal Academy Of Music de Londres que se propunham a executar melodias em uma atmosfera baseada na música medieval, com influências renascentistas e barrocas mas executados de uma forma mais moderna, dando uma certa ênfase ao folk britânico da época.


Esse registro em particular, foi dividido em duas partes. A primeira*,consta uma apresentação feita na cidade de Boston no famoso King Biscuit Flower Hour em 11 de Dezembro de 1974. São apenas as três primeiras e belas faixas desse disco que ganham um certo destaque por suas lindas versões. Uma delas é a compacta versão de quase seis minutos da clássica Midnight Mushrumps, música esta que me fez apaixonar logo de cara pelo Gryphon. A segunda e bela faixa dá nome a esse raro bootleg.

A segunda parte** consta em uma apresentação da BBC feita em 1975 e contém apenas faixas do álbum Raindance que havia sido recém lançado nesse mesmo ano e segue uma linha mais diferenciada aos anteriores.

A qualidade não é impecável mas também não deixa a desejar em nenhum momento. Aos colecionadores é uma bela adição a qualquer acervo progressivo.



TRACKS:

1. Ethelion*
2. Midnight Mushrumps*
3. Sailor's Jig*
4. Wallbanger**
5. The Last Flash of Gaberdine Tailor**
6. "Le Cabrioleur Est Dans Le Mouchoir"**
7. (Ein Klein) Heldenleben**  




Um comentário:

  1. Boa Luciana! Tenho toda os discos da banda mas nenhum bootleg, que é raro mesmo. Obrigado e parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir