A maioria das publicações feitas por aqui são de bandas de variados países, não muito comerciais, perdidas e esquecidas pelo tempo, que lançam um único trabalho de extrema qualidade e não dão seguimento a seus projetos. Mesmo assim são bandas que muito contribuíram a fim de elevar ainda mais a qualidade do movimento progressivo que surgia a passos largos no início da década de setenta.
Um belo exemplo disso é banda inglesa Diabolus, que sequer chegou a lançar oficialmente o disco High Tones por questões desconhecidas, mesmo sendo produzidos por pessoas ligadas ao The Who.
O selo alemão Bellaphon teve acesso as gravações originais e comercializou sem qualquer autorização vinda de seus detentores. Somente nos anos 90, os membros originais descobriram a manobra ilegal da gravadora e através de um processo judicial, recuperaram os direitos de propriedade da obra em questão. Posteriormente, lançaram o disco oficialmente pelo selo Sunrise.
O som varia entre um fusion descontraído, submerso a uma cozinha baixo-bateria de extrema destreza em linhas de improviso altamente envolventes. Instrumentos como sax e muita flauta são os pontos altos de todo o disco, entrelaçados a complexos solos de guitarra. Teclados e piano aparecem meio que discretamente porém, tem o seu valor e destaque ao longo das faixas.
Algumas passagens remetem a fase áurea do Crimson, talvez pelas intrincadas passagens de sax alternada a uma atmosfera mais folk que, a meu ver, assemelha-se em certos fragmentos, ao modo de condução instrumental vinda do Jethro Tull.
Trata-se de um disco de audição fácil para quem admira uma sonoridade mais jazzy, com menos peso e mais percepção instrumental.
Altamente recomendado!
TRACKS:
1. Lonely Days
2. Night Clouded Moon
3. 1002 Nights
4. 3 Pieces Suite
5. Lady Of The Moon
6. Laura Sleeping
7. Spontenuity
8. Raven's Call
Olá Luciana Sou Michael do blog Fifties Beat. Você poderia adicionar meu blog na sua lista de blogs amigos? Desde já agradeço de antemão.
ResponderExcluirMeu blog: https://fiftiesbeat.blogspot.com
*Translated by Google Translator
Adicionado.
ExcluirOuvindo novamente esta bela banda. Ótima resenha, Luciana! Traduziu bem o que vem pela frente.
ResponderExcluir