sábado, 1 de agosto de 2020

[FLAC] EMERSON LAKE & PALMER - Stomping Encore - 1971



Desde que aderi ao Rock Progressivo, sempre tive o ELP no topo da minha lista de bandas essenciais. Trio de extrema criatividade, liderada por grandiosos nomes que tiveram colaboração mais que indispensável para toda cena britânica da época. Todos os três membros vieram de bandas que abriram as portas para esse gênero musical que tanto nos impressiona mesmo com o passar de tantos e tantos anos. 

Carl Palmer, começou muito bem ao lado do excêntrico Arthur Brown; o tão saudoso Keith Emerson foi de relevante importância para o sucesso do Nice entre os anos de 1967 e 1971;  Greg Lake, que também nos faz muita falta, foi essencial com a presença de sua tenra e marcante timbragem de voz. Tornou-se membro fundador do Crimson, uma das bandas de extrema importância nascida no fim dos anos 60 que, juntamente com outros nomes, foi peça fundamental para o surgimento da cena progressiva européia que, há mais de 50 anos, ainda é venerada por muitos ao redor do mundo.

O registro a seguir é dividido em duas datas distintas. A primeira gravação aconteceu na cidade de Nova York em 1° de Setembro de 1971 e conta com ótimas versões dos dois primeiros álbuns da banda. Talvez essa tenha sido uma das primeiras aparições do trio em terras norte-americanas. A versão de Tarkus nesse setlist é certamente uma das melhores já 'vistas', na minha opinião, apesar da instável qualidade do áudio. 

A segunda gravação pertence a um pequeno registro gravado na cidade de Birmingham na Inglaterra e conta com faixas do disco Trilogy, lançado no ano seguinte a essa apresentação. Aqui encontramos uma gravação menos precária e também uma linda versão de Howdown, minha favorita de todos os tempos do trio. 

Como disse, a qualidade do áudio não é das melhores mas em se tratando de mais um raro registro, vale a pena compartilhar com todos vocês.


TRACKS:

DISCO I:

01. The Barbarian 
02. Take A Pebble 
03. Tarkus (Eruption, Stones Of Years, Iconoclast, Mass, Manticore, Battlefield, Aquata Rkus) 
04. Knife Edge 
05. Rondo- Drum Solo*

DISCO II:

01. Fugue 
02. Hoedown 
03. Tarkus (Eruption, Stones Of Years, Mass, Manticore, Battlefield, Aquatarkus) 

* No momento em que fui compactar os dois discos, coloquei Rondo como a primeira faixa do disco II porém, a mesma encerra o segmento do disco I. Perdoem-me pelo lapso. 




2 comentários: