domingo, 22 de setembro de 2019

CAMPO DI MARTE - Campo Di Marte - 1973

(PUBLICADO ORIGINALMENTE EM DEZEMBRO DE 2012)

Criada na cidade de Florença, o Campo di Marte foi fundado pelo guitarrista Enrico Rosa em 1971 e lançou apenas esse maravilhoso registro homônimo em 73, alguns meses após a banda se acabar. 
A maioria dessas bandas obtiveram reconhecimento apenas em festivas, desinteressando assim certas gravadoras a investir nesse tipo de projeto. Hoje em dia, esses registros são tão raros que, quando se acha o vinil original da época, os preços chegam a ultrapassar algumas centenas de dólares. 

Trata-se de um disco conceitual inspirado em uma área de Florença que metaforicamente seria um campo de guerra tendo Marte como seu Deus místico. A bela arte da capa mostra antigos mercenários turcos  que se auto flagelavam com suas próprias armas em demonstração de força e coragem como forma de protesto para obtenção de melhores salários e condições de vida. Vai entender...
Hoje em dia, essa tal área chamada de Campo Di Marte é de propriedade particular de Enrico Rosa que, desde 1974 reside na Dinamarca. Creio que essa propriedade seja apenas um refúgio onde Rosa passa suas férias. 

Somente a título de curiosidade, nesse mesmo ano de 1974, Rosa recusou o convite de Francesco DiGiacomo  para fazer parte do Banco, banda em extrema evidência na época e acabou se mudando para a Dinamarca, onde ainda hoje segue a carreira como músico profissional. Não tenho conhecimento de nenhum album solo ou outro projeto que seja liderado por ele.

As composições apresentadas são de extremo bom gosto combinando instrumentos acústicos e elétricos como flauta, órgãos, guitarras distorcidas e percussão. 
O mais interessante é a alternância clara em certas passagens de flauta seguidas por acordes frenéticos de guitarra, acompanhados de lindas timbragens de órgão e Mellotron. Além da leve atmosfera sinfônica proporcionada pelos órgãos e flautas, encontramos também um certo peso quando esses instrumentos se mesclam a virtuosa guitarra de Rosa.

Este belo registro esquecido pelo tempo veio novamente a tona em 1994 quando o selo americano United Artists o relançou em CD. 
Já em 2006, o selo italiano BTF publicou novamente o registro em CD além de uma reedição em vinil. Essa reedição de 2006 que publico por aqui com uma seleção de faixas que foi alterada do vinil original e segue a sequência 5-6-7-1-2-3-4, com novos títulos

Posso dizer com toda certeza de que este é um dos melhores "one shot" existentes quando se trata de progressivo italiano. Imperdível!



TRACKS:

01. Prologo I
02. Prologo II
03. Prologo III
04. Riflessione I
05. Riflessione II
06. Epilogo I
07. Epilogo II

4 comentários:

  1. Oi Luciana tudo bem!!! Achei este DVD que acredito que você vá gostar, se é que já não o conhece!!!

    https://www.dimovies.net/7808-romantic-warriors-iv-a-progressive-music-saga-krautrock-part-1-2019-dvd.html

    Sucessso!!!

    Abraços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia, Gustavo! Muito obrigada pela dica. Baixando agora!!! Pelo jeito, parece ser excelente!

      Excluir
  2. Oi Luciana, estou procurando o disco l'isola di niente do PFM. Se você tiver, tem como mandar um link no meu e-mail?
    piratarockk@gmail.com
    Obrigado.
    Pirata

    ResponderExcluir