terça-feira, 28 de junho de 2016

KING CRIMSON - Dance Of Death - 1973



Mais uma vez, revirando meu acervo a procura do que postar, me deparo com esse excelente e mais que essencial registro. 

Ao meu ver, o Larks´ Tongues In Aspic lançado em 1973 inaugura uma nova fase do Crimson, vem com uma nova formação e uma nova roupagem que não deixa a desejar as fases anteriores e que foram essenciais para o estouro da banda em 1969, após o lançamento de um dos primeiros álbuns considerados como rock progressivo e idolatrado por muitos fãs do gênero, inclusive por mim. 


Nessa nova fase, a banda passa ter uma formação mais sólida sem muitas mudanças ao decorrer dos anos e, mais uma vez, é pioneiro em um estilo muito criativo e ao mesmo tempo um tanto pesado chamado de Prog/Fusion. 

Podemos dizer que uma nova fase e um novo estilo nascem após o sucesso estrondoso do LTIA. O peso a mais da bateria de Bruford misturado aos fortes riffs de Fripp, encontrando o poderoso violino de Cross é "Beethoven" para meu ouvidos... 

Sem contar que a partir deste disco temos no baixo e nos vocais meu tão querido John Wetton, que possui uma extensa e bela carreira. Resumindo, foi o fundador de duas bandas as quais tenho verdadeira paixão que são U.K e a desconhecida Mogul Trash.

Nesse bootleg encontramos a banda um tanto possuída, todos os membros se destacam no decorrer do disco. Mais uma vez enfatizo o peso da bateria de Brufford com seu estilo único capaz de conduzir a banda de maneira única e com a técnica que só ele possui. Além disso, temos grandiosos gênios que fazem com que a banda seja ainda mais iluminada. 


Nesse dia em particular, Fripp se encontrava alegre e interagindo com o público, o que é um tanto raro. Nota-se que, em alguns shows ele é um sujeito mal humorado e sempre de cara feia mas isso não tira o talento e o respeito que sinto por este grandioso músico.


Essa apresentação ocorreu em 25 de Abril de 1973 na cidade de Zurich na Suíça durante a tour do recém lançado Larks´ Tongues In Aspic e conta com a melhor versão da mesma que conheço em registros ao vivo espalhados por aí. O mais incrível de tudo é poder escutar essa versão e ao mesmo tempo sentir a atmosfera mágica que a banda transmitia em seu decorrer. 

É nítido que o Crimson realmente inaugurava uma nova fase, com interpretações mais soltas regadas a belos improvisos vindos tanto das guitarras de Fripp quanto dos violinos de Cross sempre conduzidos pelas mãos de Bruford. A forte e bela voz de Wetton também dá um brilho a mais a essa linda raridade.
Não posso deixar de destacar também a bela versão de 21th Cenrtury Schizoid Man que nunca saiu da lista da banda durante essa época.

Posso dizer que esse disco é simplesmente maravilhoso, com certeza um dos melhores já postados por aqui.



TRACKS:

01.Doctor Diamond
02.Larks´ Tongues In Aspic p1
03.Easy Money
04.Improv - The Youth
05.Book Of Saturday 
06.Improv - The Maiden
07.Improv - The Baby
08.The Talking Drum
09.Larks Tongues In Aspic p2
10.21st Century Schizoid Man 



YANDEX

Um comentário: