terça-feira, 5 de novembro de 2013

[PUBLICAÇÃO] CARTA ABERTA A BANDA QUATERNA RÉQUIEM - PROG CAMP 2013


Como ajudei incondicionalmente na divulgação do Prog Camp, sinto na obrigação de me pronunciar sobre alguns pontos ocorridos durante o último fim de semana. 
Apenas apoiei o evento e não sou ninguém para julgar as pessoas que fizeram parte de sua produção. Erros acontecem em qualquer lugar ou situação e devemos aprender justamente para que possamos fazer diferente no futuro. 

Seria injusto de minha parte apontar apenas pontos negativos, já que a produção conseguiu contornar muitos dos visíveis problemas. A citar, o primeiro dia do festival onde houve todo um desentendimento com a Cemig que foi superado ao improvisarem um pequeno mas poderoso palco que, supriu as dificuldades com um som impecável. Os shows das bandas Violeta de Outono, Yessongs e Mantra certamente foram o ápice de todo o festival.Destaque também para as bandas de sábado, Delírio Fantasma (excelente show!) e o sueco Anders Helmerson com seus poderosos teclados. Claro, sentimos muita falta das bandas canceladas na última hora. O festival perdeu muito com a ausência das bandas Tempus Fugit e Lady Like.

Devo destacar também, que toda a estrutura montada pela produção atendeu perfeitamente a todos os presentes. Estacionamento fácil e seguro agradou a muitos, a área verde para os acampamentos era bastante propícia, os banheiros quase sempre impecáveis, o atendimento quanto a venda de comida e bebida foi muito bem organizado e com preços bem acessíveis na maioria dos produtos.

Alguns aspectos simples mas de extrema importância me incomodaram bastante. O maior exemplo disso foi um play list com mais de 40 horas do que há de melhor no progressivo, feito com muito cuidado pelo amigo Lucas Scarascia a pedidos da produção do evento para que rolasse entre um show e outro. Infelizmente, essa lista foi completamente ignorada pela produção fazendo com que um festival dedicado ao Rock Progressivo perdesse o contexto tocando músicas que nada tinham a ver com o gênero. 

O maior motivo ao qual me fez pronunciar sobre o evento foi o lamentável fato ocorrido com a banda Quaterna Réquiem, uma das principais atrações da noite de sábado. Por puro capricho da produção do festival, exigiram que seria uma das últimas apresentações justamente por ser uma banda importante e de renome internacional. 
Mas eis que, por volta das 3 da manhã de domingo, a banda sobe ao palco, passa o som por mais ou menos meia hora e, depois de tudo concluído, um apagão completo se instaura no local por uns 2 minutos. Após resolvido o problema, o baterista Claudio Dantas anuncia discretamente que não haveria show pois o palco estava completamente sem energia. Já esgotados pelo horário e toda a enrolação, a banda recolhe os instrumentos e lamenta o ocorrido. Deixei o festival por volta de 3:40 da manhã e, até aquele momento, nenhum membro da produção havia se pronunciado a respeito. O mais triste de tudo foi ver a boa vontade da banda em estar ali, tarde da noite, esperando numa boa a hora de tocar. Doeu ver o Cláudio Dantas com a camisa da nossa Confraria mas impossibilitado de se apresentar. LAMENTÁVEL!

Por toda essa constrangedora situação, nosso presidente da Confraria do Prog, Lucas Scarascia publicou hoje 05/11, uma carta aberta em absoluto respeito aos músicos e amigos do Quaterna Réqueim que tenho, por obrigação em publicá-la no Progrockvintage.




CARTA ABERTA À BANDA QUATERNA RÉQUIEM

"Prezados músicos e amigos da Quaterna Réquiem,

Nós, membros da Confraria do Prog, vimos publicamente manifestar todo nosso apoio e carinho para com a admirável postura da banda Quaterna Réquiem diante de tudo que aconteceu no Festival ProgCamp no dia 02 de Novembro deste ano.

Foi visível e notório para todos que estavam no Chalé Suíça, em Esmeraldas, o esforço de cada integrante da banda e o apoio que deram desde o início para o festival, que também teve o apoio da Confraria.

Sabemos de tudo aquilo que envolveu os bastidores da participação da banda no festival, que apostaram alto e enfrentaram MUITAS adversidades para poderem mostrar o seu mais novo trabalho em terras mineiras. Todos integrantes não pouparam esforços para realizar o show para os fãs e admiradores do conjunto que persistiram na espera de sua apresentação.

Várias lições foram tiradas, mas muitas feridas continuam abertas e certamente levarão um tempo para cicatrizarem, e nós desejamos mais do que ninguém que esse período seja muito breve. A Quaterna Réquiem tem uma história linda e figura entre as principais bandas do gênero na atualidade. O que ocorreu naquela noite, não poderia ter ocorrido com uma banda que, desde o início, apoiou o evento incondicionalmente.

Para todos nós foi uma frustração imensa o ocorrido e já fizemos uma breve reunião entre alguns amigos e confrades para realmente decidirmos sobre a postura de manifestar coletivamente à banda e ao público em geral nosso respeito carinho e admiração pelo Crivano, Kleber, Elisa, Dantas e Mathias, que superaram questões que muitos não suportariam, para poderem se apresentar para o público que estava no evento.

Por fim, reiteramos que não concordamos com todo o ocorrido e que a história do Quaterna Réquiem não permite que este tipo de evento ocorra. Desde já, fazemos votos de que a banda e todas as pessoas especiais que os cercam e contribuem, possam se recompor rapidamente e partir para as próximas jornadas.
Suplicamos: O Rock Progressivo nacional não pode parar!

Estamos certos de que em breve algo muito especial será feito pela banda em nossas terras, não só como forma de agradecer a postura da mesma, mas também de poder oferecer ao público aquilo que eles mais gostariam de ter visto: a banda em ação!

Atenciosamente,

Confraria do Prog

Obs1: Que fique claro que não é nossa intenção apontar as falhas, que sempre podem ocorrer, mas sim exaltar a postura da banda quanto aos acontecimentos!

Obs2: Publicamos este post em nome de 42 pessoas."



Devo enfatizar mais uma vez que não estou aqui para criticar ou julgar ninguém. Nada do que publiquei foi tirado de meras suposições, os relatos contidos aqui foram de situações as quais presenciei. Respeito muito todos os idealizadores desse festival pela coragem e persistência na realização de um evento como esse. Me interessei e dei todo meu apoio desde o começo, quando tudo ainda era um simples projeto, com a intenção de concretizar o sonho de muitos em termos de um festival de Rock Progressivo realizado em Minas. Espero que os erros sejam corrigidos e superados, e que haja sim uma segunda edição!

Obrigada a todos,

Luciana Aun






2 comentários:

  1. Também lamento e espero que tenhamos outra oportunidade. O pessoal do QR é sensacional, possuem uma simplicidade que não condiz com o seu repertório. Fiquei emocionado (intimamente) ao ver o Cláudio Dantas com a camisa que nós criamos. A única coisa que me chateou mesmo, foi não haver ninguém da produção no festival no momento do ocorrido (ao menos não vi ninguém). Neste ponto, entendo que devem se pronunciar. No mais, foi um ótimo festival que poderia ter sido excelente, mas acertar tudo de primeira é muito para qualquer um. Que venham os próximos e contem sempre comigo!

    ResponderExcluir
  2. Lamentável o episódio com o Quaterna, Samuca! Esperamos todos, ansiosos pela próxima aparição da banda em BH e que, dessa vez, seja um verdadeiro sucesso!

    Obrigada pela honrosa presença por aqui!

    ResponderExcluir