sexta-feira, 11 de março de 2016

Keith Noel Emerson 1944/2016



 

O chão se abriu e as palavras me faltam nesse momento, parece que perdi um amigo ou parente muito próximo. Sinto uma dor física, como se algo tivesse sido retirado repentinamente de dentro de mim.

Recebi a notícia através de uma nota publicada pelo Carl Palmer em sua página oficial do Facebook e sozinha, desabei a chorar copiosamente. 

Uma pergunta insiste em ecoar na minha cabeça a todo o momento. Como é possível perdermos Keith Emerson??? 
Logo ele... logo ele que me fez encantar pelo Rock Progressivo ainda menina, sem se quer imaginar toda a genialidade por trás daquele tecladista que, literalmente,esmurrava um Modular gigante e ainda conseguia reproduzir timbres maravilhosos e melodias que somente um gênio poderia ter tal dom. 
Logo ele que, mesmo somente pelas capas do discos do Nice e ELP, me ensinou a ouvir música com outros ouvidos e com uma percepção ainda mais atenta a cada detalhe, a cada nota. 

Aprendi a apreciar cada uma de suas composições como se fossem matérias obrigatórias para meu incansável aprendizado sobre música. 
Nunca toquei nenhum tipo de instrumento mas, graças a pessoas como ele, possuo um ouvido bastante apurado quando se diz respeito a timbragens de órgãos e teclados. 
Com ele aprendi também a respeitar, idolatrar e aceitar o gênero progressivo como poucos. 

Meu único e doloroso consolo nesse momento foi poder assistir aos meus 18 anos a uma apresentação do ELP no ginásio do Mineirinho em 15/08/1997. Quem estava comigo se lembra do quão emocionada e admirada estava ao sair daquele show ás 3:30 da manhã. 
Foi um sonho realizado, mais um momento de puro aprendizado ao ver, muito de perto, três dos maiores nomes da música mundial diga-se de passagem. Verdadeira honra em poder ver ali, ao vivo, o quanto eles estavam felizes de tocarem já de madrugada para um público inferior a 3 mil pessoas.

Dói... dói infinitamente!

Deuses não morrem! São eternos... 

C´est la vie, cher Emerson!

"You see, it's all clear...You were meant to be here... 
from the beginning."



8 comentários:

  1. Tenho que ouvir pela milésima vez o Pictures at an Exhibition para me certificar que os gênios se vão, mas sua obra fica, felizmente... agradeço a Keith Emerson, Greg lake & Carl Palmer por uma parte da trilha sonora da vida...

    ResponderExcluir
  2. Os gênios se vão, as obras ficam para a eternidade... Vai em paz, Keith!

    ResponderExcluir
  3. Triste, mais um grande da musica nos deixa, de uma forma bastante trágica...R.I.P Keith Emerson.

    ResponderExcluir
  4. Triste, mais um grande da musica nos deixa, de uma forma bastante trágica...R.I.P Keith Emerson.

    ResponderExcluir
  5. deixou um legado, com certeza... foi revolucionario até mesmo para estilos complexos como ragtime

    ResponderExcluir
  6. Como na música do The Nice: "Ars Longa Vita Brevis"...
    Fará muita falta, nesse mar de mediocridade que nos cerca hoje em dia.

    ResponderExcluir