domingo, 20 de março de 2016

FUSION ORCHESTRA - Skeleton In Armour - 1973



Alguns dias atrás alguém postou no grupo do blog no Facebook umas das faixas desse belo registro que, hoje vos apresento. Creio que a maioria das pessoas que frequentam o PRV já conhecem essa pérola mas não pensei duas vezes em compartilhá-lo com todos vocês pois se trata de algo único e muito surpreendente do começo ao fim.

O Fusion Orchestra foi formado em 1969 na Inglaterra mas o sucesso veio mesmo após a entrada da sensual e excelente vocalista Jill Saward no começo de 1970 que abriu as portas para mais de 500 apresentações em terras inglesas entre os anos de 70 e 74, sendo a maioria delas apresentadas no famoso Marquee Club.
As performances ao vivo eram um tanto extravagantes devido ao peso de seu excelente som a ao erotismo carregado de sua vocalista. A banda conseguia fazer com que todos os estilos surgidos naquela época se mesclassem a um modelo único criado de forma lúdica e extravagante por seus integrantes.

Com um som que varia desde belas cornetas na abertura e encerramento do disco, até excelentes e complexas passagens de pesadas guitarras, Hammonds e sintetizadores misturados as mais belas harmonias de piano e flauta, este último executado com maestria por Saward.
Resumindo, encontramos nesse excelente registro uma mesclagem entre o que há de melhor no progressivo, passando por atmosferas que variam entre o Folk, Canterbury, Heavy Prog e até mesmo a complexidade do prog sinfônico.

Infelizmente, esse é o único registro gravado pelo Fusion Orchestra. Tinham tudo para ter estourado naquela época mas a banda passou por diversas formações fazendo com que todos desistissem desse lindo projeto e migrassem para outros destinos.


Tenho esse como um dos discos mais cultuados pela cena britânica da época, sendo este intitulado por essa que vos fala como um disco extremamente "cult" que, se tornou essencial para todos os bons e velhos admiradores  desse mundo mágico que chamamos de Rock Progressivo!



TRACKS:


1. Fanfairy Suite For 1,000 Trampits - Pt. One
2. Sonata in Z
3. Have I Left the Gas On?
4. OK Boys, Now's Our Big Chance
5. Skeleton In Armour
6. When My Momma's Not at Home
7. Don't Be Silly, Jimmy
8. Talk to the Man in the Sky
9. Fanfairy Suite For 1,000 Trampits - Pt. Two  



YANDEX

2 comentários: