sábado, 11 de janeiro de 2020

CAPTAIN BEYOND - Frozen Over Live - 1973


Raros são os registros ao vivo de uma banda subestimada que acabou ganhando merecida porém, tardia notoriedade muitos anos após o lançamento de seu álbum homônimo.

A formação clássica do Captain Beyond de 1971, contava com nomes de peso dos primórdios do progressivo tais como: Rod Evans, a voz principal do Deep Purple até o início de 1970; Lee Dorman e Rhino Reinhardt, baixo e guitarra respectivamente e o baterista/pianista Bobby Caldwell, todos recém saídos do Iron Butterfly após a gravação do álbum Metamorphosis. 

Em seu primeiro disco, a banda destilava uma boa pegada de Heavy Prog, entoada por uma forte guitarra com pitadas marcantes de psicodelia. A gravadora que o lançou em 1972 fez uma fraca promoção, resultando em vendas desanimadoras e pouco reconhecimento por parte da crítica. Atualmente, se tornou um disco clássico, raro e muito cultuado pelos adeptos do Rock Progressivo.

No ano seguinte lançam o Sufficiently Breathless, disco mais comercial com elementos mais voltados para o progressivo e sem a presença de Caldwell na bateria. Tempos depois do lançamento, Rod Evans também deixa a banda que fica em hiato até 1976. Em 77 lançam o ótimo Dawn Explosion, com a formação clássica porém, sem a presença de Evans sendo este substituído por Willy Daffern.

E embora o baterista Bobby Caldwell tenha deixado a banda antes da gravação do segundo álbum, e o mesmo tenha sido feito sem ele (e com o tecladista e o percussionista adicionados, além do novo baterista), ele voltou a se juntar a banda para acompanha-los na turnê americana em 1973. 

Apresentação gravada em 06 de Outubro de 1973 na cidade Arlington, Texas conta com a presença de Caldwell em excelente forma (incluindo um solo de bateria de 13 minutos), bem como em toda a formação original, antes da banda se separar novamente logo após essa turnê.

Aviso de antemão que a qualidade do registro não é das melhores mas vale por se tratar de um raro registro do Captain Beyond.


TRACKS:

01. Intro
02. Distant Sun
03. Dancing Madly Backwards On A Sea Of Air
04. Armworth
05. Myoptic Void
06. Drifting In Space
07. Pandora's Box
08. Thousand Days Of Yesterday
09. Frozen Over
10. Butterfly Bleu
11. Mesmerization Eclipse
12. Drum Solo
13. Mesmerization Eclipse (Reprise)
14. Stone Free


Nenhum comentário:

Postar um comentário