terça-feira, 21 de maio de 2019

COSMIC CIRCUS MUSIC - Sternenmaskerade - 1972


(Publicado originalmente em Nov. de 2012)

Esqueça tudo o que você conhece ou já ouviu falar sobre Krautrock, progressivo alemão, música experimental e preste bastante atenção nessa magnífica e rara gravação que hoje vos disponibilizo. 

O Cosmic Circus Music foi um rápido projeto experimental criado por um trio de desconhecidos mas muito bem acompanhados por Tim Belbe, membro fundador e saxofonista da banda alemã Xhol Caravan, aqui encontramos Belbe conduzindo uma belíssima flauta.


Trata-se de uma edição totalmente rara e experimental baseada em acordes as vezes um tanto ácido de guitarra e muito bem elaborados, acompanhado de um poderoso baixo, liderada pela obscura percussão do baterista Ulrich Masshöfer que torna a audição desse registro ainda mais especial, justamente por conduzir com muita destreza o perfeito entrosamento entre seus membros e respectivos instrumentos. As passagens de flauta se tornam cada vez mais lindas e cativantes no decorrer dos mais de 45 minutos de execução de uma única faixa que dá nome a esse registro. 

As atmosferas chegam a variar bastante durante sua execução. Desde passagens mais brandas e melódicas até improvisações com bastante peso onde todos os instrumentos se mesclam de uma forma que somente os  alemães sabem como fazer, nos remetendo em variados momentos as áureas fases de bandas como Agitation Free, Yatha Sihdra e até mesmo o Xhol Caravan.

Por assim dizer, temos em mãos o que há de melhor em termos de rock progressivo experimental gravado ao vivo em um galpão vazio na cidade de Wiesbaden, com equipamentos básicos para a edição em fitas cassete. A qualidade é inferior justamente pela nítida precariedade da gravação.  

A cópia deste registro foi gentilmente cedida a mim em 2008 por um amigo alemão, residente na cidade de Leipzig, com a seguinte nota: "Kraut rarity of the highest order". 

Vale lembrar que essa gravação nunca foi comercializada diretamente, mas em 1972 a revista alemã German Sounds Magazine publicou uma matéria onde disponibilizava o endereço para contato a quem se interessasse em adquirir tal material.

Pela informação que me foi passada, possuo aqui a cópia da cópia do original, portanto a qualidade não é das melhores. Consegui garimpar alguns arquivos e achei gravações bem piores do que estas que disponibilizo hoje.

Correm boatos de que ainda neste ano o salvador selo Garden Of Delights remasterize e relance essa gravação em CD com mais uma faixa bônus de 30 minutos que pelo jeito não consta na gravação original dessa fita. 

Sei que muitos aqui gostam e tem o hábito de garimpar essas gravações mais raras e um tanto caseiras. Portanto, aproveitem, pois esse maravilhoso material muito me surpreendeu e me fez admirar ainda mais o progressivo alemão e suas vertentes.




TRACK:

1. Sternenmaskerade



YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário