domingo, 1 de abril de 2018

DULL KNIFE - Electric Indian - 1971


Mais uma banda alemã esquecida pelo tempo que lançou apenas um álbum e desapareceu deixando um petardo intitulado por 'Electric Indian'.

Com um som de bastante peso, o Dull Knife varia entre o hard prog com boas pitadas de blues onde, robustos solos de guitarra e um poderoso Hammond tomam conta de boa parte do disco. Vocais em inglês com nítida opulência e distorção de vozes, muito provavelmente causada por um Vocoder, uma espécie de sintetizador de vozes humanas muito usado nos anos 70 e 80. As letras são baseadas no evangelho, frequentemente marcadas por riffs agressivos, vocais intensos, levando a crer tratar-se de um disco gospel porém, com toda a veia e pegada experimental do Krautrock. 

Gravado em 1971, o disco foi produzido por Dieter Dierks, principal responsável pelo meteórico sucesso comercial do Scorpions na década de setenta. O vocalista e também tecladista, Gottfried Janko se juntou ao Jane para a gravação do disco Lady em 1975, deixando a banda após seu lançamento. 

A Phllips, forte detentora de gravações progressivas da época, foi responsável pelas prensagens originais do único registro lançado valendo, nos dias atuais, algumas boas centenas de dólares.
Já nos anos 90, o selo alemão Second Battle, remasterizou e relançou o disco em questão.

Recomendado aos entusiastas do bom e velho Krautrock!


TRACKS:

1. Plastic People 
2. Go Down To The River 
3. Lonely Is The Man Kind
4. Walk Along The Muddy Road 
5. Tumberlin Down 
6. Song Of A Slave
7. Feeling Like A Queen
8. Day Of Wrath 


YANDEX

Nenhum comentário:

Postar um comentário